Escuteiros do CNE na equipa de preparação do Jamboree 2027

Decorreu no fim de semana de 19 a 21 de abril, em Gdansk, Polónia, o encontro da equipa de Planeamento, Gestão e de Voluntários do Jamboree da Polónia de 2027.

Estão, para já, presentes dois elementos do CNE nas equipas de preparação do Jamboree 2027: Catarina Marques (Cat) na equipa de Comunicação e Design e João Silva (Ovelha) na equipa da Floresta. A Cat é Candidata a Dirigente no Agrupamento 549 Ovar, Região do Porto. É designer e foi a responsável pelo design e merchandising do CNE na JMJ, entre outras atividades que já apoiou. Tem 28 anos. O Ovelha, da Região de Santarém, é coordenador nacional do Explorer Belt e staff do World Scout Moot 2025.

O encontro com os atuais cerca de 100 voluntários de todo o mundo decorreu no Wyspa Sobieszewska e permitiu conhecer o campo onde vai decorrer o Jamboree. Também foram realizados diversos workshops, plenários com discussões estratégicas e atividades práticas. Porque o escutismo são as bases, um grupo de escuteiros de Gdansk reuniu com a equipa para partilhar o seu modelo de atividades, que foi um momento enriquecedor no conhecimento do escutismo polaco.

Este encontro serviu para a atualização do projeto “Safe from Harm” (o Movimento Escutismo Seguro Internacional), estabelecer a cultura e propósitos do Jamboree, a construção de perfis de participantes e atividades a disponibilizar no Jamboree e a prevenção de riscos. E, como sempre acontece em encontros internacionais, foi também uma oportunidade de escuteiros de várias origens e idades discutirem o escutismo e enriquecerem-se com ideias e propostas sobre as diversas áreas de trabalho e serviços.

A presença de portugueses nesta equipa de preparação do Jamboree é prova de que o CNE tem nas suas fileiras escuteiros competentes que são motivados à participação e enriquecimento do escutismo a nível mundial. A próxima reunião vai acontecer no próximo mês de outubro, em Gdansk, e é possível que venha a integrar mais portugueses, já que a organização informou que há mais candidaturas para as equipas técnicas do Jamboree.

O Jamboree da Polónia de 2027 prevê receber 50 mil escuteiros, de cerca de 150 países. O contingente português nas edições anteriores rondou os 750 participantes.

Texto: Catarina Marques.

Fotos: Catarina Marques, Ziemowit Turowski, Miłosz Pawlak.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.