Depois de mais um dia repleto de formações os participantes da Scout Academy foram convidados a estarem presentes na noite portuguesa.

O som que saía da sala Carolina Michaëlis enchia o Seminário do Vilar e atraía, mesmo antes do início da cerimónia, muitos curiosos. A abertura da noite foi da responsabilidade da banda portuense Random, uma banda composta também por escuteiros. Música portuguesa, fado, música escutista, entre outras, levantaram os participantes do chão e fizeram a sala tremer.

O Rancho Folclórico de Paranhos – Academia também marcou presença na noite portuguesa da Scout Academy. A entrada do rancho folclórico foi animada e imponente, cantores em cima do palco e bailarinos, descalços, no meio dos participantes.

Fizeram-se ecoar pelos corredores do Vilar as bem portuguesas estrofes da música popular que contam um pouco da história do litoral norte de Portugal. Os participantes foram convidados a dançar com os bailarinos do rancho. Muitos acederam e deixaram-se contagiar pelo espírito português.

Mas a noite ainda não tinha acabado. Depois da alegria das danças tradicionais portuguesas havia chegado o momento da tuna feminina de Economia da FEP entrar em palco. O espanto provocado pelos trajes negros que invadiram a sala não tardou! Serenatas e alguns originais da tuna compuseram um reportório que impressionou todos os participantes. As pandeiretas no ar rasgadas por fitas e dedicação fecharam com chave de ouro a noite mais portuguesa da Scout Academy.

Desde o comboio à dança livre passando pelas inúmeras tentativas de movimentos sincronizados os escuteiros provaram que a dança e a música são mesmo universais e os portugueses souberam fazer jus à boa maneira portuguesa de receber.

Imagens do dia aqui.

Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Rita Penela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro

O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade