Depois de mais um dia repleto de formações os participantes da Scout Academy foram convidados a estarem presentes na noite portuguesa.

O som que saía da sala Carolina Michaëlis enchia o Seminário do Vilar e atraía, mesmo antes do início da cerimónia, muitos curiosos. A abertura da noite foi da responsabilidade da banda portuense Random, uma banda composta também por escuteiros. Música portuguesa, fado, música escutista, entre outras, levantaram os participantes do chão e fizeram a sala tremer.

O Rancho Folclórico de Paranhos – Academia também marcou presença na noite portuguesa da Scout Academy. A entrada do rancho folclórico foi animada e imponente, cantores em cima do palco e bailarinos, descalços, no meio dos participantes.

Fizeram-se ecoar pelos corredores do Vilar as bem portuguesas estrofes da música popular que contam um pouco da história do litoral norte de Portugal. Os participantes foram convidados a dançar com os bailarinos do rancho. Muitos acederam e deixaram-se contagiar pelo espírito português.

Mas a noite ainda não tinha acabado. Depois da alegria das danças tradicionais portuguesas havia chegado o momento da tuna feminina de Economia da FEP entrar em palco. O espanto provocado pelos trajes negros que invadiram a sala não tardou! Serenatas e alguns originais da tuna compuseram um reportório que impressionou todos os participantes. As pandeiretas no ar rasgadas por fitas e dedicação fecharam com chave de ouro a noite mais portuguesa da Scout Academy.

Desde o comboio à dança livre passando pelas inúmeras tentativas de movimentos sincronizados os escuteiros provaram que a dança e a música são mesmo universais e os portugueses souberam fazer jus à boa maneira portuguesa de receber.

Imagens do dia aqui.

Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Rita Penela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).