
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Centro de Documentação Escutista / Museu do CNE, enquanto membro fundador da Rede de Museus Escutistas de Portugal, lançou o desafio da criação de uma Rede Europeia de Museus Escutistas e Guidistas, a todos os museus da Europa.
A ideia da rede europeia nasce pelo fato do CNE já pertencer a algumas redes, no caso dos centros escutistas, podendo assim criar sinergias e partilhar boas práticas sobre museus e arquivos.
Preservar a memória histórica é um trabalho de longa duração, por vezes torna-se mais fácil se for partilhado com a experiência de outros parceiros.
A partilha de boas práticas, a criação de oportunidades educativas e formativas e sinergias para a preservação da memória são outros dos objetivos que se pretendem ver desenvolvidos.
Com o lançamento desta iniciativa, surgiram as bases para o futuro desta Rede, assim como os objetivos e missão. Destacamos que a ideia foi recebida com grande interesse e motivação em ordem à criação da rede, permitindo assim a troca de informações, experiências entre os museus da Europa, assumindo o objetivo principal de preservar a história do escutismo.
Nesta primeira reunião virtual, estiveram representados os Museus dos seguintes países: Portugal, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Grécia, Islândia e Bélgica, tendo cada museu feito uma pequena apresentação do seu espaço.
Portugal vai acolher o primeiro encontro presencial desta rede em novembro de 2021 em Lisboa, organizado em conjunto com os Museus de Espanha, Alemanha e Bélgica.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.