
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A 10ª edição do Tecoree arrancou hoje, no Campo Nacional de Atividades Escutistas reunindo um total de 410 escuteiros: 264 Pioneiros, 126 adultos entre eles Caminheiros e Dirigentes e 20 adultos convidados que participaram em diversos momentos da atividade.
O dia começou com a chegada dos novos inquilinos ao Campo Nacional de Atividades Escutistas. Vindos de todo o país, os pioneiros fizeram check-in e dirigiram-se aos seus campos. Este ano, cada equipa dispôs de um campo com 20 metros no qual construiu os seus abrigos individuais assim como as suas construções. Para evitar o contacto entre equipas os socalcos do campo foram ocupados intervaladamente.
Já com a fome saciada, dirigiram-se até à “Eira” onde se realizou a cerimónia de abertura na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto; o Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Mascarenhas; o Comandante dos Bombeiros de Idanha-a-Nova, João Costa e o Engenheiro Manuel Monteiro, delegado municipal de proteção civil que nos presentearam com as suas palavras.
Em seguida, ouviu-se entoar o Hino do Tecoree nas vozes receosas de quem o canta pela primeira vez, ao qual se seguiu o hastear das bandeiras regionais do Tecoree pela mão dos guias das equipas que ganharam as eliminatórias regionais.
Ao fim da tarde tiveram início as provas de culinária que marcaram o arranque da competição.
Texto: Carolina Figueiredo
Fotografia: Rita Melo

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.