“Sistema de Progresso, progrides ou empancas?”

Com a anterior sessão adiada devido às festas de São João e ao jogo da seleção contra França, a sessão do Com a IV em Mente do mês de junho realizou-se no passado dia 28 de julho ainda com o tema: “Sistema de Progresso, progrides ou empancas?”.

Esta atividade contando com sensivelmente 15 Caminheiros e Dirigentes foi realizada pela plataforma Zoom, iniciando-se com um breve quebra gelo que visava não só tornar as pessoas mais relaxadas mas também introduzir o tema da noite, o sistema de progresso, e seguidamente um questionário na plataforma Kahoot para avaliarmo-nos em relação aos nossos conhecimentos do sistema de progresso, este questionário tinha perguntas sobre como se deve implementar e gerir o sistema de progresso e ainda sobre como devemos encarar certas situações.

Deste questionário são de salientar duas ideias chave: a importância do trabalho em Tribo e em Clã no desenvolvimento do sistema de progresso e o facto da progressão pessoal ser inerente ao sistema de progresso, pois este é apenas um método de avaliação daquilo que é a nossa natural evolução.

Foram abertas três salas simultâneas, com os temas Sinais de Pista e Início de Pista, Vala a Transpor e o Fim de Pista. Em cada sala foram discutidas algumas questões como “Quando e de que modo integras os noviços/aspirantes na secção?”, “O que motiva os Caminheiros a progredir?” e ainda “O que consideras importante atingir no fim de pista?”.

Destas várias salas saíram sugestões para atividades de integração como Acampamentos e Hykes vocacionados na mística e simbologia da IVª Secção, ideias como o desenvolvimento de especialidades para o Sistema de Progresso, como podemos distinguir um caminheiro mais novo e mais maduro de um caminheiro mais velho e menos maduro e o facto do Fim de Pista ser apenas mais um início.

A sessão terminou com “o momento das boas práticas”, isto sendo um resumo da forma como podemos integrar e começar a abraçar o sistema de progresso. Este momento foi organizado pela dirigente Sara Amaral, parte da equipa nacional da IVª Secção.

O encerramento foi feito com um texto escrito pelo caminheiro Bernardo Lourenço onde fomos convidados a aceitar a mudança.

Texto: Francisco Gouveia

Fotografia: Sara Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade