
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Os escuteiros de Viana do Castelo iniciaram no mês de julho a vigilância florestal em três locais do seu concelho, de forma a evitar e prevenir incêndios e garantir a segurança de todos os que queiram usufruir dos espaços florestais. Esta campanha estará a decorrer até 15 de setembro.
“O escuta protege as plantas e os animais” é uma lei que os escuteiros de Viana do Castelo levam a sério prova disso é que, para além dos militares, que desde 2011 tem uma ação e papel fundamental na prevenção de incêndios, também os escuteiros contribuído com a vigilância florestal que decorrerá até 15 de setembro, em três locais do concelho, uma vez que a vigilância das áreas florestais é fundamental para prevenir de incêndios, permitindo evitar eventuais atos de negligência para com a área florestal.
O contacto das equipas é realizado diretamente para as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) da GNR, através de rádios.
A Camara Municipal de Viana do Castelo tem promovido ações de vigilância florestal, com Militares e Escuteiros. No entanto, apela a que todos tenham cuidado, façam a limpeza das matas e caso vejam algum fogo, contactem logo o 117.
Texto: Patrícia Caldeira
Fotografia: JR Viana do Castelo

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.