Escuteiros com um papel ativo na vigilância florestal
Os escuteiros de Viana do Castelo iniciaram no mês de julho a vigilância florestal em três locais do seu concelho, de forma a evitar e prevenir incêndios e garantir a segurança de todos os que queiram usufruir dos espaços florestais. Esta campanha estará a decorrer até 15 de setembro.
“O escuta protege as plantas e os animais” é uma lei que os escuteiros de Viana do Castelo levam a sério prova disso é que, para além dos militares, que desde 2011 tem uma ação e papel fundamental na prevenção de incêndios, também os escuteiros contribuído com a vigilância florestal que decorrerá até 15 de setembro, em três locais do concelho, uma vez que a vigilância das áreas florestais é fundamental para prevenir de incêndios, permitindo evitar eventuais atos de negligência para com a área florestal.
O contacto das equipas é realizado diretamente para as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) da GNR, através de rádios.
A Camara Municipal de Viana do Castelo tem promovido ações de vigilância florestal, com Militares e Escuteiros. No entanto, apela a que todos tenham cuidado, façam a limpeza das matas e caso vejam algum fogo, contactem logo o 117.
Entre os peregrinos do Jubileu da Juventude em Roma, estiveram mais de 11 mil portugueses, incluindo escuteiros, que se juntaram a uma das maiores celebrações do Ano Santo.
Mais de sete mil jovens celebraram o final de dez dias de escutismo internacional nos Jardins do Palácio de Cristal. O 16.º World Scout Moot terminou ontem, a 3 de agosto.