Conselheiros do CNE reunidos

O Conselho Nacional de Representantes (CNR) decorreu este sábado em Fátima, 5 de março, em Fátima, no SDivine Fátima Hotel, Congress & Spirituality e contou com 180 conselheiros de norte a sul do país.

Após as boas vindas do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, João Armando Gonçalves, e a Oração, por parte do Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho, iniciou-se o período antes da ordem do dia.

 

A Comissão Independente “Dar voz ao silêncio” foi apresentada a todos os presentes. Esta comissão surge para desenvolver um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa. Após uma breve explicação do projeto, foram ainda identificadas as diferentes formas de intervenção e ainda o modo como o CNE pode colaborar e ajudar, a chegar mais longe esta mensagem.

 

A convite da Mesa dos Conselhos Nacionais, estiveram presentes por Zoom, o Chefe Nacional da Ucrânia Volodymyr Izvarin, e a Secretária Internacional, Olha Dybkaliuk para assistirem à apresentação da nova Plataforma 16, uma das iniciativas que a Junta Central desenvolveu, de forma a dar resposta a necessidades mais prementes, devido à guerra na Ucrânia.

A Junta Central levou ainda a votação de todos os presentes um voto de pesar em relação à guerra na Ucrânia, expressando o seu mais veemente repúdio pela grave violação ao direito internacional que a invasão do Estado soberano da Ucrânia, bem como a consequente violação dos mais elementares direitos humanos.

 

O Chefe Nacional da Ucrânia manifestou a profunda gratidão por todo o trabalho dos escuteiros portugueses, reforçando que todas as mensagens são importantes e deixou o pedido para que não o deixemos de fazer, mesmo estando longe. Visivelmente emocionado salientou que as palavras de todos são um encorajamento e que estão bem presentes no coração dos ucranianos.

 

Por fim, foi desenvolvida uma dinâmica de construção da bandeira da Ucrânia pela assembleia, após a aprovação do voto de pesar.

 

Seguiu-se a entrega dos prémios “Escuteiros Electrão”, a recolha contou com mais de 13 toneladas de pilhas e baterias em 2021. Assim, no âmbito desta iniciativa foram premiados os 10 agrupamentos de escuteiros que recolheram as maiores quantidades de resíduos.

 

Os trabalhos seguiram com a apresentação do responsável de comunicação do próximo Acanac, dando um ponto de situação relativo a todo o trabalho desenvolvido até aqui, o número de inscritos e ainda as melhorias que estão a ser desenvolvidas no Campo Nacional de Atividades Escutistas.

 

Seguiu-se a apresentação da revista Flor de Lis Digital. O diretor da revista, Mário Correia reforçou o papel da revista desde a sua criação, em 1925 e a sua constante evolução até aos nossos dias. Reforçou ainda que “ Neste ano que celebramos 97 anos da sua primeira edição, queremos acrescentar a este percurso um passo firme de progresso. O Passo da Digitalização da Revista.”

 

A partir de agora todos os Dirigentes poderão ter acesso também ao formato digital da revista. Brevemente possível fazer a assinatura da revista neste formato e assim aceder a qualquer hora em qualquer lugar.

A seguir a este período os conselheiros dividiram-se em grupos de trabalho, com as temáticas dos indicadores de desempenho e ainda temas como a Jornada Mundial da Juventude e o Centenário do CNE.

 

Já na parte da tarde os trabalhos começaram com a apresentação do Relatório e Contas 2020-2021 e o respetivo parecer do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, apresentado pelo seu presidente António Cerqueira. Após discussão e debate do documento este foi aprovado pela maioria.

 

Seguiu-se a apresentação da proposta da suspensão do programa “Mensageiros da Paz”. De forma a esta temática ter mais tempo de reflexão, partilha de ideias e debate, o proponente, David Ribeiro, da região do Porto, retirou a proposta. A intenção será levá-la de forma mais desenvolvida ao próximo CNR.

 

A fechar este Conselho e a pedido da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) foi entregue o Prémio Herói Mensageiros da Paz, a Joana Bacelar.

 

Relembramos que Joana foi distinguida no passado mês de dezembro pela sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento da comunidade, a promoção da paz e ajuda em tempos de necessidade. Os projetos em que está envolvida destacaram-se entre centenas de outros projetos, marcando a diferença na vida dos beneficiários e das comunidades locais.

 

O próximo CNR ficou agendado para os dias 2 e 3 de julho, no Campo Escutista do Oeste.

Texto e fotografia: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade