Escuteiros Electrão: Reciclar para salvar o ambiente

Foram 42 os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que participaram na 2ª edição da campanha “Escuteiros Electrão” com o objetivo de recolher pilhas e baterias usadas para reciclagem.

Com o propósito de marcar a diferença, a campanha “Escuteiros Electrão” é uma parceria entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos – que este ano resultou na recolha 13.435 quilos de pilhas e baterias, numa iniciativa que decorreu entre março e dezembro de 2021. Com um aumento de 15 por cento na recolha face ao ano anterior, o projeto visa a sensibilização e envolvimento de escuteiros, voluntários, pais e comunidade em geral para a preservação do ambiente.

Ricardo Furtado, diretor-geral adjunto do Electrão explica que «Acreditamos que esta iniciativa, que já vai na segunda edição, tem um enorme potencial para aumentar as recolhas de pilhas e baterias usadas um pouco por todo o país. Conta com o papel fundamental dos escuteiros portugueses na recolha e é a prova de que os mais jovens podem fazer a diferença em iniciativas que têm como fim último proteger o ambiente». O Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do CNE, José Rodrigues realça que «Com esta campanha evitamos que produtos com maior teor tóxico contaminem os lençóis freáticos. Procuramos cumprir o desafio que Baden Powell nos lançou de deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontrámos”.

O primeiro lugar desta campanha foi alcançado pelo agrupamento 53 Serafina, da região de Lisboa, que recebeu um prémio de 2000 euros pela recolha de um total de 3115 quilos.

Conhece o top 10 dos agrupamentos que mais contribuíram para esta recolha!

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: Electrão| CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

CNE esteve presente no Seminário SCENES

Decorreu entre os dias 20 e 23 de abril o Seminário SCENES (Scout Centers of Excellence for Nature, Environment and Sustainability), onde estiveram presentes Daniela Casimiro e Rui Silva, do CNE.