Escuteiros Electrão: Reciclar para salvar o ambiente

Foram 42 os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que participaram na 2ª edição da campanha “Escuteiros Electrão” com o objetivo de recolher pilhas e baterias usadas para reciclagem.

Com o propósito de marcar a diferença, a campanha “Escuteiros Electrão” é uma parceria entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos – que este ano resultou na recolha 13.435 quilos de pilhas e baterias, numa iniciativa que decorreu entre março e dezembro de 2021. Com um aumento de 15 por cento na recolha face ao ano anterior, o projeto visa a sensibilização e envolvimento de escuteiros, voluntários, pais e comunidade em geral para a preservação do ambiente.

Ricardo Furtado, diretor-geral adjunto do Electrão explica que «Acreditamos que esta iniciativa, que já vai na segunda edição, tem um enorme potencial para aumentar as recolhas de pilhas e baterias usadas um pouco por todo o país. Conta com o papel fundamental dos escuteiros portugueses na recolha e é a prova de que os mais jovens podem fazer a diferença em iniciativas que têm como fim último proteger o ambiente». O Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do CNE, José Rodrigues realça que «Com esta campanha evitamos que produtos com maior teor tóxico contaminem os lençóis freáticos. Procuramos cumprir o desafio que Baden Powell nos lançou de deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontrámos”.

O primeiro lugar desta campanha foi alcançado pelo agrupamento 53 Serafina, da região de Lisboa, que recebeu um prémio de 2000 euros pela recolha de um total de 3115 quilos.

Conhece o top 10 dos agrupamentos que mais contribuíram para esta recolha!

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: Electrão| CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).