Explorer Belt 2022 é sinónimo de autonomia e resistência

O Explorer Belt está de regresso e irá proporcionar a muitos caminheiros verdadeiras histórias de superação e de autonomia.

Promovido pela Secretaria Internacional do Corpo Nacional de Escutas o Explorer Belt é uma experiência de superação individual, uma prática dinamizada em várias associações escutistas europeias, com um desafio comum: Uma expedição de 10 dias num país diferente, que proporcionará a vivência cultural desse país, em autonomia, em equipa – A Explorer Team. É uma experiência capaz de mudar a vida dos caminheiros que no final resultará na atribuição do cinto da atividade.

O CNE já organizou três Explorer Belt, sendo que em 2015 foram organizadas duas edições “piloto”, uma para pioneiros (da Região de Viseu), na Irlanda, e outra para Caminheiros (da Região de Coimbra), na Eslováquia. Em 2018, organizou o seu primeiro Explorer Belt de âmbito nacional, com 20 caminheiros de várias regiões.

Este ano o Explorer Belt está de regresso, através da região de Santarém, que está na organização desta atividade de âmbito nacional, e será realizada de 10 a 26 de agosto na República Checa. Para participar é necessário passar por várias fases: a fase de candidatura, o fim de semana de entrevista individual, a fase de seleção e inscrição individual e o período de preparação para a expedição em dupla. Após estas etapas iniciais, inicia a parte da realização, já no estrangeiro, com 1 dia de pré-expedição, 10 dias de expedição e 4 dias de pós-expedição. Por fim, cada participante passa pela fase de avaliação, com o desenvolvimento do relatório individual, a sua apresentação e a celebração, com a atribuição do Explorer Belt.

No passado dia 26 de fevereiro, encerrou a fase de candidaturas com a adesão de 41 caminheiros e noviços a dirigente de dez regiões diferentes. No fim de semana de 4 a 6 de março, iniciou-se a etapa das entrevistas individuais, em Torres Novas. O intuito deste encontro é cada participante conheça os restantes candidatos, aprofundarem conhecimentos a atividade e que tipo de desafios poderão encontrar e também realizarem a sua entrevista individual. Além destes aspetos, é também um fim de semana de reflexão, em que cada participante terá de pensar sobre a sua candidatura, medir o tamanho do desafio a que se está a propor e ponderar possíveis candidatos para formar dupla Explorer Team. A próxima fase será a seleção individual e está prevista para o fim de semana de 2 e 3 de abril, no Entroncamento.

Texto Equipa Organização Explorer Belt.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.