Promovido pela Secretaria Internacional do Corpo Nacional de Escutas o Explorer Belt é uma experiência de superação individual, uma prática dinamizada em várias associações escutistas europeias, com um desafio comum: Uma expedição de 10 dias num país diferente, que proporcionará a vivência cultural desse país, em autonomia, em equipa – A Explorer Team. É uma experiência capaz de mudar a vida dos caminheiros que no final resultará na atribuição do cinto da atividade.
O CNE já organizou três Explorer Belt, sendo que em 2015 foram organizadas duas edições “piloto”, uma para pioneiros (da Região de Viseu), na Irlanda, e outra para Caminheiros (da Região de Coimbra), na Eslováquia. Em 2018, organizou o seu primeiro Explorer Belt de âmbito nacional, com 20 caminheiros de várias regiões.
Este ano o Explorer Belt está de regresso, através da região de Santarém, que está na organização desta atividade de âmbito nacional, e será realizada de 10 a 26 de agosto na República Checa. Para participar é necessário passar por várias fases: a fase de candidatura, o fim de semana de entrevista individual, a fase de seleção e inscrição individual e o período de preparação para a expedição em dupla. Após estas etapas iniciais, inicia a parte da realização, já no estrangeiro, com 1 dia de pré-expedição, 10 dias de expedição e 4 dias de pós-expedição. Por fim, cada participante passa pela fase de avaliação, com o desenvolvimento do relatório individual, a sua apresentação e a celebração, com a atribuição do Explorer Belt.
No passado dia 26 de fevereiro, encerrou a fase de candidaturas com a adesão de 41 caminheiros e noviços a dirigente de dez regiões diferentes. No fim de semana de 4 a 6 de março, iniciou-se a etapa das entrevistas individuais, em Torres Novas. O intuito deste encontro é cada participante conheça os restantes candidatos, aprofundarem conhecimentos a atividade e que tipo de desafios poderão encontrar e também realizarem a sua entrevista individual. Além destes aspetos, é também um fim de semana de reflexão, em que cada participante terá de pensar sobre a sua candidatura, medir o tamanho do desafio a que se está a propor e ponderar possíveis candidatos para formar dupla Explorer Team. A próxima fase será a seleção individual e está prevista para o fim de semana de 2 e 3 de abril, no Entroncamento.