Sínodo 2023: Todos os cristãos são chamados a participar

O CNE foi chamado a manifestar-se no Sínodo 2023. Para todas as secções são propostas dinâmicas para que todos possam contribuir no caminho da sinodalidade.

A palavra Sínodo tem origem no grego “synodos” que significa caminho feito em conjunto. É esta a intenção do Papa Francisco para o Sínodo 2023: Que todos os cristãos dos vários níveis da Igreja possam refletir de como o Evangelho poderá ser anunciado. Neste sentido, o Papa propõe que se reflita sobre “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. Esta é a primeira de três fases do Sínodo, ou seja, a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito do tema proposto pelo Papa. Em seguida, surge a fase celebrativa em que os Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa, que acontecerá em outubro de 2023, com a 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados. Por último acontece a fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.

Assim sendo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a promover esta temática junto das crianças e jovens, nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses. O CNE criou dinâmicas adaptadas a todas as secções, para dinamizar reflexões ao nível dos agrupamentos e ao nível nacional.

A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao final de abril de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Todos os detalhes sobre as dinâmicas e a possível adaptação a cada uma das secções podem ser consultadas aqui.

Texto: Cláudia Xavier.

Fontes: Agência Ecclesia; Patriarcado de Lisboa.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade