Sínodo 2023: Todos os cristãos são chamados a participar

O CNE foi chamado a manifestar-se no Sínodo 2023. Para todas as secções são propostas dinâmicas para que todos possam contribuir no caminho da sinodalidade.

A palavra Sínodo tem origem no grego “synodos” que significa caminho feito em conjunto. É esta a intenção do Papa Francisco para o Sínodo 2023: Que todos os cristãos dos vários níveis da Igreja possam refletir de como o Evangelho poderá ser anunciado. Neste sentido, o Papa propõe que se reflita sobre “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. Esta é a primeira de três fases do Sínodo, ou seja, a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito do tema proposto pelo Papa. Em seguida, surge a fase celebrativa em que os Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa, que acontecerá em outubro de 2023, com a 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados. Por último acontece a fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.

Assim sendo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a promover esta temática junto das crianças e jovens, nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses. O CNE criou dinâmicas adaptadas a todas as secções, para dinamizar reflexões ao nível dos agrupamentos e ao nível nacional.

A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao final de abril de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Todos os detalhes sobre as dinâmicas e a possível adaptação a cada uma das secções podem ser consultadas aqui.

Texto: Cláudia Xavier.

Fontes: Agência Ecclesia; Patriarcado de Lisboa.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.