
Habemus Papam! O novo líder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Foi alargado o prazo até 9 de maio para que os agrupamentos enviem contributos para o Sínodo 2023.
A proposta do Papa Francisco para o Sínodo 2023 é que os cristãos de todos os níveis da Igreja possam refletir de como o Evangelho poderá ser anunciado. Com a temática “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”, esta é a primeira de três fases, ou seja, a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito do tema proposto pelo Papa.
Assim sendo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a promover esta temática junto das crianças e jovens, nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses. O CNE criou dinâmicas adaptadas a todas as secções, para dinamizar reflexões ao nível dos agrupamentos e ao nível nacional. A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao dia 9 de maio de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Em seguida surge a fase celebrativa, em que os Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa, que acontecerá em outubro de 2023, com a 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados. Por último acontece a fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.
Todas as dinâmicas para suscitar o debate do Sínodo nos agrupamentos estão disponíveis aqui.
Texto: Cláudia Xavier.
Imagem: CNE.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference