Sínodo 2023: Envia o teu contributo até ao dia 9 de maio

Foi alargado o prazo até 9 de maio para que os agrupamentos enviem contributos para o Sínodo 2023.

A proposta do Papa Francisco para o Sínodo 2023 é que os cristãos de todos os níveis da Igreja possam refletir de como o Evangelho poderá ser anunciado. Com a temática “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”, esta é a primeira de três fases, ou seja, a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito do tema proposto pelo Papa.

 

Assim sendo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a promover esta temática junto das crianças e jovens, nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses. O CNE criou dinâmicas adaptadas a todas as secções, para dinamizar reflexões ao nível dos agrupamentos e ao nível nacional. A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao dia 9 de maio de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

 

Em seguida surge a fase celebrativa, em que os Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa, que acontecerá em outubro de 2023, com a 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados. Por último acontece a fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.

 

Todas as dinâmicas para suscitar o debate do Sínodo nos agrupamentos estão disponíveis aqui.

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Partilhar experiências no 12º Agora

O 12º Agora decorreu na Macedónia do Norte e Portugal esteve representado através da FEP, com o Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de

Insígnia SWA Património

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado no Corpo Nacional de Escutas com o lançamento da insígnia “Patrimonito” da Organização Mundial do Movimento