A proposta do Papa Francisco para o Sínodo 2023 é que os cristãos de todos os níveis da Igreja possam refletir de como o Evangelho poderá ser anunciado. Com a temática “O caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”, esta é a primeira de três fases, ou seja, a fase preparatória, em que se consulta a Igreja no seu todo a respeito do tema proposto pelo Papa.
Assim sendo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a promover esta temática junto das crianças e jovens, nos processos sinodais das suas paróquias e dioceses. O CNE criou dinâmicas adaptadas a todas as secções, para dinamizar reflexões ao nível dos agrupamentos e ao nível nacional. A resposta dos agrupamentos deverá chegar até ao dia 9 de maio de 2022, para que posteriormente possa ser redigido um documento final com o contributo do CNE, que será entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Em seguida surge a fase celebrativa, em que os Bispos se reúnem em Assembleia em Roma com o Papa, que acontecerá em outubro de 2023, com a 16º assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Esta assembleia caracteriza-se como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo e conta também com a presença de vários peritos e convidados. Por último acontece a fase de atuação, em que as indicações saídas da Assembleia dos Bispos e confirmadas pelo Papa são recebidas e efetivadas na vida da Igreja.
Todas as dinâmicas para suscitar o debate do Sínodo nos agrupamentos estão disponíveis aqui.