Partilhar experiências no 12º Agora

O 12º Agora decorreu na Macedónia do Norte e Portugal esteve representado através da FEP, com o Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de Portugal e a Associação Guias de Portugal.

De dia 20 a dia 24 de abril, o CNE esteve representado na 12º edição do Agora, que ocorreu na Macedónia do Norte. Podemos descrever o Agora como uma Conferência Europeia de Rovers para Rovers (terminologia Mundial para Caminheiros), cujo principal intuito assenta na partilha de vivências e modos de viver o Scouting (terminologia mundial para Escu(o)tismo). Nesta atividade, além de termos podido contactar com a cultura Macedónica, pudemos também fortalecer a rede de contactos do CNE com outras NSAs e NSOs, bem como polir uma série de skills (competências) essenciais a um Rover.

 

Nesta atividade, pudemos realmente perceber e sentir que fazemos parte de uma grande família global, “the Scouts Family”. Destacamos algumas das nossas aprendizagens:

– Há outros escu(o)teiros como nós, que, de acordo com os seus contextos sociais e culturais, procuram ativamente construir um mundo melhor, orientados por uma mesma Lei.

– O nosso programa para Rovers, programa correspondente ao da IV Secção, é um dos que maior crescimento integral proporciona aos seus jovens.

– Existe uma necessidade de se fazer um trabalho global conjunto de reaproximação à essência do Escu(o)tismo.

– Havendo uma Federação Escotista de Portugal, seria útil e benéfico ao nosso principal propósito enquanto escu(o)teiros de Portugal, uma maior proximidade e trabalho conjunto entre as suas duas associações.

 

No Agora tornou-se claro, para nós, do quão forte se assume o Escu(o)tismo como elo de ligação entre povos e culturas. Tornou-se claro que o Escu(o)tismo, para que se possa assumir como tal, não deve exclusivamente encerrar-se nas sedes ou excluir-se nos campos, mas antes deve fazer-se presente no seio da Comunidade.

 

Texto e fotografia: Bernardo Lourenço e Carolina Mascarenhas | Representantes do CNE no Agora 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade