De dia 20 a dia 24 de abril, o CNE esteve representado na 12º edição do Agora, que ocorreu na Macedónia do Norte. Podemos descrever o Agora como uma Conferência Europeia de Rovers para Rovers (terminologia Mundial para Caminheiros), cujo principal intuito assenta na partilha de vivências e modos de viver o Scouting (terminologia mundial para Escu(o)tismo). Nesta atividade, além de termos podido contactar com a cultura Macedónica, pudemos também fortalecer a rede de contactos do CNE com outras NSAs e NSOs, bem como polir uma série de skills (competências) essenciais a um Rover.
Nesta atividade, pudemos realmente perceber e sentir que fazemos parte de uma grande família global, “the Scouts Family”. Destacamos algumas das nossas aprendizagens:
– Há outros escu(o)teiros como nós, que, de acordo com os seus contextos sociais e culturais, procuram ativamente construir um mundo melhor, orientados por uma mesma Lei.
– O nosso programa para Rovers, programa correspondente ao da IV Secção, é um dos que maior crescimento integral proporciona aos seus jovens.
– Existe uma necessidade de se fazer um trabalho global conjunto de reaproximação à essência do Escu(o)tismo.
– Havendo uma Federação Escotista de Portugal, seria útil e benéfico ao nosso principal propósito enquanto escu(o)teiros de Portugal, uma maior proximidade e trabalho conjunto entre as suas duas associações.
No Agora tornou-se claro, para nós, do quão forte se assume o Escu(o)tismo como elo de ligação entre povos e culturas. Tornou-se claro que o Escu(o)tismo, para que se possa assumir como tal, não deve exclusivamente encerrar-se nas sedes ou excluir-se nos campos, mas antes deve fazer-se presente no seio da Comunidade.