Partilhar experiências no 12º Agora

O 12º Agora decorreu na Macedónia do Norte e Portugal esteve representado através da FEP, com o Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de Portugal e a Associação Guias de Portugal.

De dia 20 a dia 24 de abril, o CNE esteve representado na 12º edição do Agora, que ocorreu na Macedónia do Norte. Podemos descrever o Agora como uma Conferência Europeia de Rovers para Rovers (terminologia Mundial para Caminheiros), cujo principal intuito assenta na partilha de vivências e modos de viver o Scouting (terminologia mundial para Escu(o)tismo). Nesta atividade, além de termos podido contactar com a cultura Macedónica, pudemos também fortalecer a rede de contactos do CNE com outras NSAs e NSOs, bem como polir uma série de skills (competências) essenciais a um Rover.

 

Nesta atividade, pudemos realmente perceber e sentir que fazemos parte de uma grande família global, “the Scouts Family”. Destacamos algumas das nossas aprendizagens:

– Há outros escu(o)teiros como nós, que, de acordo com os seus contextos sociais e culturais, procuram ativamente construir um mundo melhor, orientados por uma mesma Lei.

– O nosso programa para Rovers, programa correspondente ao da IV Secção, é um dos que maior crescimento integral proporciona aos seus jovens.

– Existe uma necessidade de se fazer um trabalho global conjunto de reaproximação à essência do Escu(o)tismo.

– Havendo uma Federação Escotista de Portugal, seria útil e benéfico ao nosso principal propósito enquanto escu(o)teiros de Portugal, uma maior proximidade e trabalho conjunto entre as suas duas associações.

 

No Agora tornou-se claro, para nós, do quão forte se assume o Escu(o)tismo como elo de ligação entre povos e culturas. Tornou-se claro que o Escu(o)tismo, para que se possa assumir como tal, não deve exclusivamente encerrar-se nas sedes ou excluir-se nos campos, mas antes deve fazer-se presente no seio da Comunidade.

 

Texto e fotografia: Bernardo Lourenço e Carolina Mascarenhas | Representantes do CNE no Agora 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conferência Europeia 2022

Entre os dias 22 e 26 de Julho decorre a 24ª Conferência Europeia do Escutismo da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), em Roterdão. O

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,