
Habemus Papam! O novo líder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Realizou-se este fim de semana (7 e 8 de maio) mais uma reunião da equipa de desenvolvimento do projeto Entre Linhas – A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade.
A reunião da equipa do projeto Entre Linhas foi a 5º reunião presencial, intercalada por mais de 10 online – a pandemia obrigou a muitas adaptações (e ainda continua a fazer sentir os seus efeitos). Este projeto começou há cerca de um ano e meio, sendo coordenado pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho.
Foram constituídas duas equipas (de coordenação e de desenvolvimento), fizeram-se várias reuniões onde várias personalidades, com competências e especialidades díspares (13 convidados), deram o seu contributo. Foram ouvidos os jovens (caminheiros e dirigentes), em 9 e 10 de outubro passado, em Calvão (Região de Aveiro).
Estas abordagens plurais podem ser sintetizadas nos seguintes tópicos: A importância de fazer este caminho sinodal de escuta na Igreja e no CNE; Não se pretende chegar a conclusões definitivas (está a abrir-se um processo estruturado); Um espaço de diálogo interdisciplinar; O empenho em ouvir os jovens deve ser levado muito a sério pois, de contrário, há o risco de a proposta cristã tornar-se irrelevante.
Os próximos passos são: Redigir um documento sobre “a afetividade e sexualidade” no programa educativo do CNE, para um diálogo estruturado dentro do CNE e com os vários parceiros do projeto; Elaborar módulos de formação (para todos os níveis de formação de dirigentes do CNE), a partir do documento, e construir algumas propostas pedagógicas para os escuteiros; Organizar 12 sessões de formação para os educadores/dirigentes do CNE espalhadas por todo o território nacional (durante o próximo ano pastoral); E organizar um seminário nacional de reflexão sobre esta temática (também durante o próximo ano pastoral).
O trabalho está em curso. Mais de 90 pessoas fizeram chegar as suas opiniões através de um formulário online. Este continua disponível neste link para que cada um possa fazer ouvir a sua voz.
Texto: Equipa Entre Linhas.
Fotografia: Henrique Matos.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference