CNE: Uma associação segura

A proteção dos direitos das crianças e dos jovens é o mote para o Corpo Nacional de Escutas estar cada vez mais preparado para os atuais problemas da sociedade.

Em 2002, na 36ª Conferência Mundial em Tessalónica, na Grécia, a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) adotou a resolução 2002-07 “Keeping Scouts Safe From Harm”, que pretende valorizar políticas e procedimentos de proteção das crianças e dos jovens, e através de um ambiente seguro, garantir a segurança de todos no movimento escutista.

A declaração de compromisso com a proteção de crianças e jovens Escutismo Movimento Seguro (E:MS) foi uma iniciativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), vindo ao encontro da crescente preocupação do Movimento com essa área. Em 2017, foi lançado o desafio  às associações de desenvolverem e implementarem uma política nesse sentido. O Curso E:MS enquadra-se numa das ações previstas na política de dar formação aos dirigentes. Durante a formação geral, devem fazer um módulo de duas horas. Já como dirigentes, no âmbito da formação contínua, todos os adultos deverão fazer o curso. O CNE assume desta forma uma preocupação constante e uma postura interessada relativamente a estas questões atuais.

O curso E:MS aborda temas como o desenvolvimento individual, interação entre pares, relação educativa e adultos no escutismo. Foram ainda definidas áreas prioritárias para serem interpeladas, como dependências, internet segura, relação educativa e abusos, bullying e boas práticas. Neste mesmo contexto, como preparação para o acampamento nacional (ACANAC) que juntará cerca de 17 mil jovens, entre os dias 1 e 8 de agosto, em Idanha-a-Nova, foi preparado o curso “Acampamento Seguro” que pretende preparar os adultos voluntários para situações adversas que possam surgir no acampamento e que estão diretamente ligadas à proteção dos direitos das crianças e jovens.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia: J.R. Setúbal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade