Em 2002, na 36ª Conferência Mundial em Tessalónica, na Grécia, a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) adotou a resolução 2002-07 “Keeping Scouts Safe From Harm”, que pretende valorizar políticas e procedimentos de proteção das crianças e dos jovens, e através de um ambiente seguro, garantir a segurança de todos no movimento escutista.
A declaração de compromisso com a proteção de crianças e jovens Escutismo Movimento Seguro (E:MS) foi uma iniciativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), vindo ao encontro da crescente preocupação do Movimento com essa área. Em 2017, foi lançado o desafio às associações de desenvolverem e implementarem uma política nesse sentido. O Curso E:MS enquadra-se numa das ações previstas na política de dar formação aos dirigentes. Durante a formação geral, devem fazer um módulo de duas horas. Já como dirigentes, no âmbito da formação contínua, todos os adultos deverão fazer o curso. O CNE assume desta forma uma preocupação constante e uma postura interessada relativamente a estas questões atuais.
O curso E:MS aborda temas como o desenvolvimento individual, interação entre pares, relação educativa e adultos no escutismo. Foram ainda definidas áreas prioritárias para serem interpeladas, como dependências, internet segura, relação educativa e abusos, bullying e boas práticas. Neste mesmo contexto, como preparação para o acampamento nacional (ACANAC) que juntará cerca de 17 mil jovens, entre os dias 1 e 8 de agosto, em Idanha-a-Nova, foi preparado o curso “Acampamento Seguro” que pretende preparar os adultos voluntários para situações adversas que possam surgir no acampamento e que estão diretamente ligadas à proteção dos direitos das crianças e jovens.