Quando um ato nobre faz a diferença

Escuteira foi ontem distinguida, na VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta cerimónia pretende distinguir cidadãos que realizam uma ação em benefício de terceiros.

A Nobre Casa da Cidadania (NCC), do qual o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é membro cofundador, pretende identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que se destaquem por realizarem atos nobres, em prol de outras pessoas.

A edição deste ano, a VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, realizou-se a 2 de junho, no Centro Cultural de Belém e entregou 10 títulos de causas nobres, nas mais diversas áreas. Um dos atos nobres destacados, foi o de Ana Isabel Machado Carvalho, escuteira do agrupamento 514 Carregado, que conseguiu alcançar uma concentração entre as instituições locais do concelho de Alenquer, procurando projetos continuados de serviço em prol da comunidade, incentivando jovens e adultos a contribuírem de forma ativa, com disponibilidade, dedicação e ideias. Durante a pandemia criou ainda uma despensa comunitária, procurando combater a fome. Para a Ana Isabel, ela e a equipa que construiu este projeto, fez muito pouco «mas acima de tudo o pouco que fizemos, fizemos com amor (…) para levar a luz de esperança àqueles que precisam de ajuda , e tem sido este o nosso lema».

Em representação do CNE esteve Érico Virgy, coordenador das relações externas da associação e Tomás Apolinário, da equipa de Jovens Conselheiros.

Desde 2013, que a NCC atua no âmbito da sensibilização e educação para a cidadania, promovendo o exemplo individual como promotor da melhoria cívica da sociedade. O Conselho Institucional da NCC congrega 11 entidades de diferentes tipologias, mas interligadas pelo seu trabalho de promoção de uma cidadania ativa. Este órgão é responsável pela análise de propostas e pela atribuição dos galardões.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia de CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade