Quando um ato nobre faz a diferença

Escuteira foi ontem distinguida, na VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta cerimónia pretende distinguir cidadãos que realizam uma ação em benefício de terceiros.

A Nobre Casa da Cidadania (NCC), do qual o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é membro cofundador, pretende identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que se destaquem por realizarem atos nobres, em prol de outras pessoas.

A edição deste ano, a VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, realizou-se a 2 de junho, no Centro Cultural de Belém e entregou 10 títulos de causas nobres, nas mais diversas áreas. Um dos atos nobres destacados, foi o de Ana Isabel Machado Carvalho, escuteira do agrupamento 514 Carregado, que conseguiu alcançar uma concentração entre as instituições locais do concelho de Alenquer, procurando projetos continuados de serviço em prol da comunidade, incentivando jovens e adultos a contribuírem de forma ativa, com disponibilidade, dedicação e ideias. Durante a pandemia criou ainda uma despensa comunitária, procurando combater a fome. Para a Ana Isabel, ela e a equipa que construiu este projeto, fez muito pouco «mas acima de tudo o pouco que fizemos, fizemos com amor (…) para levar a luz de esperança àqueles que precisam de ajuda , e tem sido este o nosso lema».

Em representação do CNE esteve Érico Virgy, coordenador das relações externas da associação e Tomás Apolinário, da equipa de Jovens Conselheiros.

Desde 2013, que a NCC atua no âmbito da sensibilização e educação para a cidadania, promovendo o exemplo individual como promotor da melhoria cívica da sociedade. O Conselho Institucional da NCC congrega 11 entidades de diferentes tipologias, mas interligadas pelo seu trabalho de promoção de uma cidadania ativa. Este órgão é responsável pela análise de propostas e pela atribuição dos galardões.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia de CNE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,

Open Call Região Europeia

Estão abertas as inscrições para voluntários regionais que darão suporte ao novo plano trienal 2022-2025 da Região Europeia do Escutismo. Os voluntários regionais são essencialmente