Quando um ato nobre faz a diferença

Escuteira foi ontem distinguida, na VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta cerimónia pretende distinguir cidadãos que realizam uma ação em benefício de terceiros.

A Nobre Casa da Cidadania (NCC), do qual o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é membro cofundador, pretende identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que se destaquem por realizarem atos nobres, em prol de outras pessoas.

A edição deste ano, a VII Cerimónia Título Cidadão Nobre, realizou-se a 2 de junho, no Centro Cultural de Belém e entregou 10 títulos de causas nobres, nas mais diversas áreas. Um dos atos nobres destacados, foi o de Ana Isabel Machado Carvalho, escuteira do agrupamento 514 Carregado, que conseguiu alcançar uma concentração entre as instituições locais do concelho de Alenquer, procurando projetos continuados de serviço em prol da comunidade, incentivando jovens e adultos a contribuírem de forma ativa, com disponibilidade, dedicação e ideias. Durante a pandemia criou ainda uma despensa comunitária, procurando combater a fome. Para a Ana Isabel, ela e a equipa que construiu este projeto, fez muito pouco «mas acima de tudo o pouco que fizemos, fizemos com amor (…) para levar a luz de esperança àqueles que precisam de ajuda , e tem sido este o nosso lema».

Em representação do CNE esteve Érico Virgy, coordenador das relações externas da associação e Tomás Apolinário, da equipa de Jovens Conselheiros.

Desde 2013, que a NCC atua no âmbito da sensibilização e educação para a cidadania, promovendo o exemplo individual como promotor da melhoria cívica da sociedade. O Conselho Institucional da NCC congrega 11 entidades de diferentes tipologias, mas interligadas pelo seu trabalho de promoção de uma cidadania ativa. Este órgão é responsável pela análise de propostas e pela atribuição dos galardões.

Texto: Cláudia Xavier.

Fotografia de CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).