Uma promessa que explica o que é um bom cidadão

Hoje é dia de Portugal e é o momento ideal para os escuteiros refletirem sobre o segundo princípio do escuta: O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.

Comemora-se hoje, dia 10 de junho, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia, todos os escuteiros refletem sobre a sua promessa, em que perante a bandeira nacional prometem pela sua honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por cumprir todos os deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria.

É essencialmente para o escutismo um dia importante para se refletir sobre o segundo princípio do escuta: O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão. Existe sem dúvida nenhuma uma premissa que todos os escuteiros conhecem: Ser escuteiro é ser um cidadão ativo, participativo e acima de tudo trabalhar em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O escutismo cria as bases essenciais para que os jovens de hoje sejam capazes de serem os adultos de amanhã, responsáveis na ação e reatores de mudança.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

CNE esteve presente no Seminário SCENES

Decorreu entre os dias 20 e 23 de abril o Seminário SCENES (Scout Centers of Excellence for Nature, Environment and Sustainability), onde estiveram presentes Daniela Casimiro e Rui Silva, do CNE.