Uma promessa que explica o que é um bom cidadão

Hoje é dia de Portugal e é o momento ideal para os escuteiros refletirem sobre o segundo princípio do escuta: O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.

Comemora-se hoje, dia 10 de junho, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia, todos os escuteiros refletem sobre a sua promessa, em que perante a bandeira nacional prometem pela sua honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por cumprir todos os deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria.

É essencialmente para o escutismo um dia importante para se refletir sobre o segundo princípio do escuta: O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão. Existe sem dúvida nenhuma uma premissa que todos os escuteiros conhecem: Ser escuteiro é ser um cidadão ativo, participativo e acima de tudo trabalhar em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O escutismo cria as bases essenciais para que os jovens de hoje sejam capazes de serem os adultos de amanhã, responsáveis na ação e reatores de mudança.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: CNE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,

Open Call Região Europeia

Estão abertas as inscrições para voluntários regionais que darão suporte ao novo plano trienal 2022-2025 da Região Europeia do Escutismo. Os voluntários regionais são essencialmente