«Ver o mundo como ele o vê»: As visitas à Aldeia de Ombú

O primeiro passo para iniciar a visita ao Acanac consiste em colocar uma pulseira identificativa cor verde-água. Segue-se «a chamada» que é feita por um dos elementos da equipa das visitas. No meio de muita euforia, os visitantes recebem o seu kit constituído por um lenço, uma anilha e um manual de visitas com um mapa, código de conduta e informações básicas sobre o escutismo.

Antes de iniciar a visita há ainda oportunidade de passar pela loja escutista reservada aos pais, junto ao portão principal. Toda a visita é guiada por um conjunto de dinâmicas. A primeira, consistiu em tecer uma teia de relações feita com sisal, que vai sendo tecida à medida que os visitantes se apresentam.

 

Ao longo desta semana, têm passado pelo campo vários grupos de visitantes constituídos por entre 6 e 8 pessoas num total de dois grupos de visitantes por dia. Já neste penúltimo dia de acampamento, os grupos foram ligeiramente maiores, contando com cerca de vinte pessoas nas duas visitas.

 

A primeira paragem desta visita foi na Colina da Alegria. Na Torre do Lobo decorria a primeira dinâmica. Todos juntos, os visitantes, entre eles pais, escuteiros, ex-escuteiros e curiosos, aprendem a letra e a coreografia da “Vaca Leiteira”, seguida de uma breve explicação sobre a I secção assim como sobre as infraestruturas do campo e um questionário para testar os conhecimentos!

 

Seguimos para o Vale do Compromisso, parando algumas vezes para assistir a abraços emotivos entre pais, filhos e amigos que tanto aguardaram este momento.

 

No prado da coragem, a equipa das visitas procurou esclarecer os visitantes sobre o modo de funcionamento do Supermercado de Campo e as particularidades das construções de campo. Nesta terra de Cavaleiros, chegou o momento de aprender os nós direito e de correr.

 

Pelas Terras da Felicidade, os visitantes quiseram saber qual a jornada que os nossos Caminheiros percorreram durante este Acanac.

A passagem pela arena principal originou uma breve explicação sobre a sua dinâmica de funcionamento, animação do coreto, bares e nacionalidades dos escuteiros participantes.

 

Seguiu-se um breve vislumbre das Oficinas do Vicente e do Monte da Ousadia, a caminho para a Capela onde fizeram um pequeno Quizz e rezaram uma Avé Maria.

 

De volta ao ponto de partida, chegou o momento de se despedirem da aldeia de Ombú e realizar a dinâmica associada à IV secção escrevendo num post it aquilo que gostariam de mudar no mundo.

 

Patrícia Caldeia, membro da equipa das visitas do agrupamento 690-Barreiro contou-nos: «Adoro ver o entusiamo das pessoas em campo. Muitas delas não tiveram oportunidade de ser escuteiros, então ficam com os olhinhos a brilhar quando vem as tendas e os miúdos a brincarem.

 

No fim desta aventura Marta Dias, mãe e antiga escuteira partilhou: «Os meus filhos estão cá e quando fui escuteira não tive esta experiência, então queria ver o espaço e a dinâmica que vocês aqui têm. Acho que a capela está muito interessante! Nota-se que os miúdos andam muito felizes, que têm muito boa organização.

Texto de Carolina Figueiredo

Fotografias Álvaro Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade