Povos da Nação Massai vivem o sentido do Caminheirismo

Entre momentos de festa, de reflexão e introspeção os caminheiros viveram o sentido do Caminho para a Felicidade.

Os Povos da Montanha, da Selva e do Lago animaram a noite na cidade de Castelo Branco. Cerca de 600 caminheiros celebraram o serviço, junto da comunidade, com a animação tão característica da IV secção. Ouviram-se músicas escutistas, e não só, e jogaram-se jogos tradicionais. As bifanas alimentaram a alma dos Guerreiros Massai que em convívio, deram mais cor a Castelo Branco. O arraial contou ainda com a presença da Vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Patrícia Coelho.

Já no fim da noite, foi pedido aos habitantes destes povos da Nação Massai que preenchessem, numa folha da Rosa, as conclusões do que refletiram e recolheram acerca do que os faz feliz e quem contribui para alimentar essa felicidade. As folhas da Rosa em construção, por todos os Guerreiros, materializam o impacto positivo e feliz que o que os rodeia têm sobre cada um dos caminheiros, para atingir o tão desejado Caminho da Felicidade.

De coração cheio, os Caminheiros e Companheiros deixaram os Municípios, e rumaram à Barragem Maji para dois dias de várias atividades. O campo montado junto ao Rio Ukimya criou um verdadeiro ambiente de Tribo.

Entre Náutico, Campo Aventura, Praia Livre e Bloco Espiritual, os Guerreiros da Nação Massai foram desafiados a refletir sobre: quais são os entraves à minha felicidade? Será a distância de pessoas que te são queridas? Serão infortúnios da vida que te deitam para baixo?

Estas questões serviram de mote para o Fogo da Aurora, um momento mágico de introspeção, que aconteceu ao nascer do sol. A diversão na água contagiou todos, e o Caminho para a Felicidade parece estar cada vez mais perto. Os Guerreiros da tribo Massai partem agora à descoberta da rosa selvagem e viçosa, dona de um aroma e de uma cor inconfundíveis, no CNAE, junto de todas as outras secções.

Texto: Maria Costa

Fotografia: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Inscrições para o 26.º Jamboree Mundial abrem a 15 de dezembro

O maior acampamento do mundo vai regressar e aproxima-se a passos largos: o 26.º Jamboree Mundial do Escutismo realiza-se em 2027, em Gdańsk, Polónia. As inscrições para o contingente português decorrem entre 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade