A Festa do Centenário já começou!

Braga recebe este fim de semana a celebração dos 100 anos do CNE. São milhares de escuteiros que preenchem as ruas da cidade que viu nascer o Escutismo Católico Português.

Esta manhã foi dedicada ao início da Festa do Centenário, com escuteiros de todo o ponto do país a rumarem a Braga. A Cerimónia protocolar comemorativa dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que reconheceu a importância e relevância que o CNE tem na sociedade, como «maior organização de juventude em Portugal, tem uma missão muito virtuosa, de promover a educação não formal e também promover o espírito de apoio à comunidade», acrescentou ainda que «uma grande percentagem dos líderes de hoje em Portugal, tiveram a sua primeira experiência de cidadania, em programas de voluntariado em instituições que promovem e vivem do voluntariado como o Corpo Nacional de Escutas». A mensagem do Governo, transmitida pelo Secretário de Estado é de «agradecimento, pelo papel insubstituível que tem o CNE ao longo destes 100 anos de história».

Nesta cerimónia estiveram também presentes o Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, o Arcebispo Primaz Emérito, D. Jorge Ortiga, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, ex-chefes nacionais, familiares de D. José de Lencastre, chefes regionais e chefes de núcleo das várias regiões do CNE.

A cerimónia evocativa dos 100 anos ficou também marcada pelo lançamento de uma coleção exclusiva de selos comemorativos, uma parceira com os CTT. O diretor de filatelia dos CTT sublinha que «é com enorme prazer que os CTT se associam ao CNE neste Centenário».

 

Estamos em Festa!

 

O dia continua agitado em Braga, com escuteiros a festejarem os 100 anos do Escutismo Católico Português. São milhares de jovens a percorrem a cidade, a realizarem vários jogos associado ao imaginário da Festa, a viverem o Fórum 100 e a celebrarem este Centenário.

A tarde está ainda reserva para a inauguração do monumento comemorativo, uma escultura alusiva ao Centenário do Escutismo, criada pelo escultor Paulo Neves, um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea. Em seguida, será feita uma homenagem a D. Manuel Vieira de Matos, um dos fundadores do Corpo Nacional de Escutas.

A noite está reservada para a Eucaristia e a grande Festa do Centenário, em que os 23.000 escuteiros darão os parabéns ao CNE!

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: António Rendeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »