A nova Junta Regional de Coimbra tomou posse no passado dia 5 de junho, no Seminário Maior de Coimbra. A cerimónia foi presidida por D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e contou com a presença do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria e ainda cerca de oito dezenas de representantes de agrupamentos, núcleos, regiões amigas e dirigentes nacionais.
Nuno Castela Canilho, o novo Chefe Regional de Coimbra na sua intervenção após os devidos agradecimentos explicou o plano de ação da sua equipa “Queremos construir pontes: Novas ligações de apoio entre os agrupamentos, cooperando com os núcleos, entre os escuteiros de toda a região. Mas também com a comunidade, assumindo a necessidade de afirmação do escutismo junto de parceiros, autarquias, forças vivas dos nossos territórios.”
Acrescentando ainda que “Estamos motivados, não nos candidatámos por obrigação ou com sacrifício. Sabemos das dificuldades, acreditamos no propósito e contamos com todos.”
De seguida tomou a palavra Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE onde garantiu à nova Junta Regional o apoio dos órgãos nacionais e lembrou que no final de 2023 será em Coimbra que o CNE realizará o seu grande congresso, de projeção e reflexão para o futuro e de encerramento das comemorações nacionais do centenário.
Dom Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, encerrou a sessão e elogiando a preparação e a forma como a nova equipa regional tem o seu plano de ação estruturado e idealizado, manifestando palavras de ânimo, de alento e de motivação aos novos responsáveis.
A nova equipa agora empossada além do novo Chefe Regional de Coimbra, Nuno Castela Canilho, fazem parte Diana Santos, Chefe Regional Adjunta, Ana Pinto, como Secretária Regional para o Desenvolvimento Pessoal Escutista, Cláudia Costa, Secretária Regional da Comunicação e Inovação, Gonçalo Moura Costa, Secretário Regional do Método Escutista, e Marta Paes, Secretária Regional para o Património e Recursos.