Escuteiros de Ribeirão comemoraram o seu aniversário com acampamento.

O novo Campo Escutista de Ribeirão acolheu, nos dias 14 e 15 de julho, cerca de 400 escuteiros, de 12 Agrupamentos, para comemorar o V aniversário do Agrupamento 1374, de Ribeirão, região de Braga.

No ACANIV, que decorreu sobre a égide do imaginário, “Não há ensino que se compare ao exemplo”, destaca-se a realização das atividades típicas por secção e o fogo de conselho, no sábado. No dia seguinte o ponto alto foi a celebração da eucaristia, presidida pelo assistente do agrupamento, Monsenhor Manuel Joaquim, que incentivou os escuteiros a viverem as máximas do escutismo, sem nunca esquecer que o mais importante é sempre o nosso próximo, as pessoas.

No decorrer da celebração fizeram as suas promessas dois dirigentes, um explorador e um pioneiro. No final da Eucaristia as entidades presentes deixaram uma mensagem a todos os escuteiros. O Presidente da Junta Freguesia de Ribeirão, Adelino Oliveira, reiterou a disponibilidade da Junta de Freguesia para continuar a apoiar os escuteiros, como tem feito desde a sua fundação. Carlos Pereira, Chefe de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, deixou palavras de alento a todos os escuteiros reforçando que o lema “Sempre Alerta para Servir”, idealizado pelo fundador do movimento, Baden-Powell, deve acompanhar a vida quotidiana de todos. A Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Sofia Fernandes, destacou o contributo que o movimento escutista confere ao forte dinamismo associativo, existente no concelho de Famalicão, reconhecendo que esta simbiose projeta o movimento e o Município para “fora de portas”. Ao felicitar o Agrupamento de Ribeirão, pelo V aniversário, Sofia Fernandes, referiu que o Municipio estará sempre, na linha da frente, para apoiar todos os agrupamentos do Núcleo de Famalicão.

As palavras finais foram dirigidas por um escuteiro bastante dedicado ao movimento, Leonel Rocha, Chefe do Agrupamento 1374, de Ribeirão, que demonstrou o quanto estava feliz, com todos aqueles que ajudaram a que o ACANIV fosse uma realidade, deixando uma mensagem de agradecimento a todas as entidades, particulares, empresas e autarquias que estiveram de mãos dadas com o Agrupamento, convidando-os a manter viva esta ligação.

Texto de: António Almeida. Fotografia de: Agrupamento de Ribeirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade