Acolher a Fé dos Peregrinos

O Projeto Acolhedores é uma oportunidade de serviço, crescimento e aprofundamento pessoal dos escuteiros que aceitem ser voluntários no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O apoio aos peregrinos é realizado nas Peregrinações Aniversárias (dias 12 e 13 desde maio até outubro), na Peregrinação das Crianças (dia 10 de junho), aos fins de semana (durante os meses de maio, junho, setembro e outubro deste ano), através do projeto Acolhedores, e em outras datas que o Santuário entenda ser importante a presença dos escuteiros.  Os elementos voluntários do Corpo Nacional de Escutas (CNE) são integrados no contingente da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, dando apoio no interior do Santuário de Fátima.

O acolhimento de peregrinos no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma oportunidade de serviço, crescimento e aprofundamento, integrado na proposta educativa do Escutismo. Estas ações fazem parte das propostas da fase Ser, do projeto Escutar Fátima, que podes conhecer um pouco melhor neste link.

Para o serviço no Projeto Acolhedores, a inscrição deve ser feita nos moldes dos anos anteriores, com pelo menos três semanas de antecedência à data pretendida.  Os requisitos a cumprir são muito simples: Ter 16 anos de idade mínima, no serviço Acolhedores, podem participar Aspirantes a Caminheiro e Aspirantes a Dirigente, estar corretamente uniformizado e viver o Serviço em atitude de Peregrino.

As inscrições são condicionais e dependem das necessidades do Santuário para cada uma das datas, bem como do número de inscritos. Para dúvidas e esclarecimentos podes contactar o email delegadofatima@escutismo.pt.

Podes consultar mais detalhes na circular 02-AN-2023, publicada a 30 de março, pela Assistência Nacional (disponível aqui).

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »