Região dos Açores tem novo agrupamento aéreo

O Agrupamento 111, localizado na Base Aérea nº4 nas Lages, Açores, fez a sua transição de agrupamento terrestre para agrupamento aéreo.

O agrupamento 111 está desde a sua data de filiação ligado à Base das Lages e por esse motivo esta mudança faz todo o sentido para os seus elementos. O dia 25 de abril ficou marcado na história do agrupamento como o momento de transição de agrupamento terrestre para agrupamento aéreo.

Na cerimónia este presente o chefe nacional Ivo Faria que reconheceu o Comandante Coronel Piloto Aviador Filipe Azinheira, com uma medalha de agradecimento de 3ª classe grau bronze, por todo o apoio prestado ao Agrupamento 111.

Como destaca a chefe de agrupamento Tânia Garcia, à Rádio Lages «Para nós é um dia muito importante, pois já o alcançávamos há muitos anos. O nosso agrupamento nasceu e cresceu nesta unidade, sendo ligado à vertente aeronáutica, por isso para nós é um sonho realizado hoje ingressarmos na vertente aeronáutica». Para o chefe nacional, esta é uma oportunidade de viver o sistema de patrulhas em outro contexto, mais concretamente através de jogos relacionados com o meio aéreo.

Este é o segundo agrupamento aéreo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), após a filiação do primeiro agrupamento aéreo em Portugal, o agrupamento 1388 Samouco, localizado na Base Aérea nº6, na região de Setúbal.

“Voar mais alto!”

Com o lema “Voar mais alto!” a estrutura educativa do escutismo aéreo organiza-se da seguinte forma: Alcateia (06-10 anos), Esquadrilha (10-14 anos), Esquadra (14-18 anos) e Esquadrão (18 – 22 anos).

O escutismo aéreo reserva aos seus elementos muitas atividades relacionadas com o meio aéreo, como batismos de voo, aeromodelismo, lançamento de papagaios, entre outros.

Fonte: Rádio Lages; Facebook Base Aérea nº4.

Página de Facebook da Base Aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade