Região dos Açores tem novo agrupamento aéreo

O Agrupamento 111, localizado na Base Aérea nº4 nas Lages, Açores, fez a sua transição de agrupamento terrestre para agrupamento aéreo.

O agrupamento 111 está desde a sua data de filiação ligado à Base das Lages e por esse motivo esta mudança faz todo o sentido para os seus elementos. O dia 25 de abril ficou marcado na história do agrupamento como o momento de transição de agrupamento terrestre para agrupamento aéreo.

Na cerimónia este presente o chefe nacional Ivo Faria que reconheceu o Comandante Coronel Piloto Aviador Filipe Azinheira, com uma medalha de agradecimento de 3ª classe grau bronze, por todo o apoio prestado ao Agrupamento 111.

Como destaca a chefe de agrupamento Tânia Garcia, à Rádio Lages «Para nós é um dia muito importante, pois já o alcançávamos há muitos anos. O nosso agrupamento nasceu e cresceu nesta unidade, sendo ligado à vertente aeronáutica, por isso para nós é um sonho realizado hoje ingressarmos na vertente aeronáutica». Para o chefe nacional, esta é uma oportunidade de viver o sistema de patrulhas em outro contexto, mais concretamente através de jogos relacionados com o meio aéreo.

Este é o segundo agrupamento aéreo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), após a filiação do primeiro agrupamento aéreo em Portugal, o agrupamento 1388 Samouco, localizado na Base Aérea nº6, na região de Setúbal.

“Voar mais alto!”

Com o lema “Voar mais alto!” a estrutura educativa do escutismo aéreo organiza-se da seguinte forma: Alcateia (06-10 anos), Esquadrilha (10-14 anos), Esquadra (14-18 anos) e Esquadrão (18 – 22 anos).

O escutismo aéreo reserva aos seus elementos muitas atividades relacionadas com o meio aéreo, como batismos de voo, aeromodelismo, lançamento de papagaios, entre outros.

Fonte: Rádio Lages; Facebook Base Aérea nº4.

Página de Facebook da Base Aérea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,

Open Call Região Europeia

Estão abertas as inscrições para voluntários regionais que darão suporte ao novo plano trienal 2022-2025 da Região Europeia do Escutismo. Os voluntários regionais são essencialmente