
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Nos dias 10 e 11 de setembro decorreu no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, o Adro 2022 com o tema “Levanta-te e Anda”. Ao longo dos dois dias de atividade os quase 300 participantes, entre Dirigentes, Candidatos a Dirigentes, Caminheiros e alguns convidados puderam desfrutar de diversas oficinas formativas na área da animação da fé.
Logo pela manhã do dia 10 os participantes começaram a chegar para fazerem o check-in, logo de seguida deslocaram-se para o auditório da Universidade de Aveiro onde assistiram à abertura que contou com as boas-vindas do Coordenador da Equipa Adro, Pedro Duarte Silva, com Chefe Nacional, Ivo Faria e por fim com o Chefe Regional de Aveiro, José Carlos Santos. Logo após abertura, arrancou a primeira sessão plenária que contou com a participação do Cardeal D.Tolentino Mendonça e ainda José Miguel Salgado, Susana Sá, dirigentes do CNE, e com a moderação de Mafalda Frade. Primeiro plenário fechado, hora da pausa para ganhar energia para as diversas oficinas que se seguiam.
Ao longo da tarde o participantes continuaram as partilhas e dinâmicas nas oficinas com diversos temas, como por exemplo, “Taizé”, “Cuidar da Casa Comum”, “Onde está Deus na Selva”, entre outros. Depois do jantar, os elementos presentes juntaram-se novamente para a segunda sessão plenária que teve como tema “O Reino da Interioridade” que contou com o Pedro Mexia e o Pe. José Frazão Correia, moderados por Juan Ambrosio. O Caminheiro João Nogueira do 96-Valbom, Região do Porto, contou à Flor de Lis que veio ao Adro «na expectativa de ganhar novas ferramentas e aprender novas dinâmicas e atividades para trabalhar com as secções» e acrescentou ainda «levo do Adro todas as partilhas, dinâmicas e atividades para fazer com as secções».
No último dia da atividade os participantes percorreram as restantes oficinas, durante a manhã e a tarde, e ainda participaram na eucaristia presidida pelo Bispo de Aveiro.
Texto: Matilde Gonçalves
Fotografias: Francisco Lopes

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.