AGORA 2023 – Youth Empowerment e Earth Tribe

Pela primeira vez, Portugal foi o país anfitrião do AGORA. O Corpo Nacional de Escutas (CNE), juntamente com o Região Europeia da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), organizaram a 14ª edição do AGORA, um fórum de discussão, feito por rovers para rover.

No AGORA, os rovers são chamados a refletir sobre o empoderamento e envolvimento jovem, bem como descobrir sobre o papel diferenciador que método escutista pode ter nesta área. O AGORA 2023, bem como a edição do próximo ano, que terá lugar na Suécia, têm ainda um foco adicional na sustentabilidade e no novo programa mundial de ambiente – a Earth Tribe.

O Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF), na Região de Leiria-Fátima, foi o local escolhido para receber os 59 caminheiros oriundos de 21 países diferentes, representando um total de 24 associações escutistas da Região Europeia da WOSM. Quanto à participação de Portugal, através da Federação Escutista de Portugal (FEP), marcaram presença sete escuteiros, sendo cinco do CNE e dois da AEP. 

A presença portuguesa não se ficou apenas nos participantes, mas também na Planning Team do próprio AGORA, onde marcaram presença a candidata a dirigente Patrícia Cruz, elemento da Youth Emporwerment Team da Região Europeia da WOSM, e o caminheiro David Paulos, elemento do Departamento Nacional de Ambiente (DNA).

Nesta edição de 2023, os participantes tomaram o lugar de aprendizes da Escola do Pensamento onde, como na Alegoria da Caverna, foi-lhes dada a oportunidade de ver a realidade através de uma nova luz, de se tornarem grandes filósofos e mestres das suas próprias ideias. O grande objetivo do AGORA é que os participantes saiam inspirados e capazes de criar o seu próprio projeto comunitário, uma forma de mostrar a capacidade de transformação inerente à juventude. Para isso contaram com as mais variadas “aulas”, onde puderam aprender a importância das soft skills e de as trabalhar continuamente, como ter uma comunicação inteligente e efetiva, bem como os princípios e a própria aplicação do método de projeto. Foi ainda dado a conhecer alguns projetos de caminheiros portugueses que cumpriram a Scout of the World Award (SWA) e ainda o Projeto RAFIKI, de forma a inspirar os participantes com alguns das melhores iniciativas que são feitas dentro do CNE.

De forma a conhecerem um pouco mais a história portuguesa, os participantes puderam ainda desfrutar de uma visita guiada ao Santuário de Fátima e ao Mosteiro da Batalha, bem como vivenciar um verdadeiro Arraial à Portuguesa, na Quinta do Escuteiro – Centro Escutista da Batalha, tendo também realizado ações de serviço à comunidade.

O AGORA em Portugal conta ainda com uma oportunidade inédita: a possibilidade de ir ao Centro Escutista Internacional de Kandersteg (KISC). Os participantes, em todas as edições do AGORA, têm a liberdade de escolherem a área que pretendem trabalhar no seu projeto, de modo que seja algo verdadeiramente seu. Porém, aqueles que decidirem fazer um projeto Earth Tribe terão a possibilidade de serem selecionados para o ir apresentar nas celebrações Centenário do KISC – o Kander100.

Para a realização do AGORA 2023, que bateu o recorde de candidaturas, é importante ressalvar ainda o trabalho da Secretaria Nacional do Ambiente e Sustentabilidade (SNAS) e do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), que estiveram responsáveis por toda a logística da atividade, bem como a organização e dinamização da parte cultural e ainda no apoio à Planning Team no que englobava a Earth Tribe, e que contou com o apoio de um caminheiro do Departamento Nacional da IV secção.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Eramus + Earth tribe, cofinanciado pela União Europeia“.

Texto: David Paulos, Departamento Nacional de Ambiente

Fotografias: Equipa organizadora do AGORA 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »