Agrupamento 1 realiza Acampamento de Agrupamento do Centenário

O Centro Escutista do Oeste recebeu o Agr. 1 para a realização do seu Acampamento do Centenário, integrado no imaginário para “defender o reino na grande Batalha de Aljubarrota”.

Dos dias 5 a 9 de julho, o Agrupamento 1 da Sé de Braga viveu o seu acampamento de agrupamento no Centro Escutista do Oeste em Salir do Porto, com a participação de 105 elementos. Este foi vivido de um modo especial por se integrar nas comemorações do centenário do CNE assim como do próprio Agrupamento. Os elementos, integrados no imaginário da atividade, constituíram as casas representativas da Nobreza Portuguesa e prepararam-se para “defender o reino na grande Batalha de Aljubarrota”, guiados pela figura de Nuno Álvares Pereira, o santo condestável. Os primeiros dois dias foram dedicados às secções, procedendo à montagem de campo, reconhecimento do local, contacto e vivência com a população local e ainda muitos jogos. Nos restantes dias, o Agrupamento reuniu-se tendo os elementos sido organizados em casas (conjunto de elementos das diversas secções). Realizaram um jogo de vila em S. Martinho do Porto, puderam participar em diversos jogos de competição entre si, conhecer melhor a localidade, assim como usufruir de atividades na praia. Durante esses dias preparam-se para “a defesa do reino”, com diversas jogos e dinâmicas e por fim viveram a tão aguardada Batalha, na qual as casas defenderam com honra o Reino tendo “triunfado sobre os Castelhanos”! Ao final do dia e de modo a celebrar o triunfo alcançado realizou-se um animado fogo de conselho. No quinto dia, o Agrupamento viajou até Fátima onde familiares e amigos dos  elementos os esperavam, podendo assim celebrar a fé em família escutista. Antes do regresso a Braga, foi efetuado o encerramento da atividade, com o anúncio da casa vencedora do Acampamento, entrega de anilhas de mérito e a realização das passagens de secção. Foram sem dúvida dias marcantes para o Agrupamento da Sé, que ficarão para sempre marcados na sua História, que esperam se estenda por muitos anos, como diz o Lema retratado neste ano de Centenário: “Por mim, por nós e por mais 100!”.

 

 

Texto e Fotografias: Agrupamento 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »