Agrupamento 140 está de Parabéns

O Agrupamento 140 Lamego comemorou o seu 94º aniversário com diversas atividades inseridas na Comunidade e com a PEGADAS – IV Gala Escutista.

Inseridas nas comemorações do 94⁰ Aniversário do Agrupamento 140 Lamego, decorreram diversas atividades das quais se destacou uma apresentação da equipa cinotécnica dos BVLamego na Alameda da cidade. Esta pequena demonstração dos cães de busca e salvamento Zeus (Pastor Belga Malinois de seis anos e meio) e Blaya (Cão de Ursos da Carélia, com um ano de idade e única exemplar na Europa treinada para busca e salvamento), acompanhadas pelo seu treinador António Bártolo, fizeram as delícias de miúdos e graúdos que ali se deslocaram para ver esta equipa em ação.  É de destacar, que esta equipa é uma das três únicas equipas dos Bombeiros que são certificadas pela GNR em busca e salvamento em floresta e estruturas colapsadas. Um enorme orgulho para a nossa cidade.

Já no final do dia, e depois de um interregno forçado de três anos devido à pandemia, decorreu a PEGADAS – IV Gala Escutista no Auditório do Centro Social e Paroquial de Almacave (Lamego). O Agrupamento voltou assim a distinguir e a premiar quem mais se destacou durante este ano escutista.  Foram entregues vários prémios, mostrando e evidenciando assim a vida quotidiana dos escuteiros em diversas áreas, como a assiduidade, número de noites de campo, comemoração do dia de BP, escuteiro do ano, entre outras.

Foi para nós um enorme orgulho e satisfação ver a alegria estampada no rosto dos premiados que receberam as ” Pegadas” e os diversos diplomas, fruto do seu trabalho e dedicação nestes tempos difíceis por que passámos no último ano, o que nos deixou ainda mais fortes e coesos, e que vão servir de motivação e encorajamento para continuar a trabalhar mais e melhor no próximo ano.

Para a entrega dos prémios, contámos com a presença do Sr. Vereador Fábio Duarte, em representação do Município de Lamego, da Dra. Catarina Pinto, da Junta de Freguesia de Lamego, do Monsenhor José Guedes, Pároco de Almacave, do Bombeiro Sr. António Bartolo e do não menos importante Sr. Padre José Abrunhosa, representante máximo do Agrupamento. Fica aqui o nosso muito obrigado pela presença e colaboração de todos.

No final, e porque completámos 94 anos de existência no dia anterior à Gala, cantaram-se os parabéns com o desejo que outros tantos anos venham, anos dedicados a formar crianças e jovens, e a deixar o mundo um pouco melhor que o encontrámos.

Parabéns ao Agrupamento, a todos os seus elementos, e que estejamos aqui por muitos mais anos, sempre “Alerta para servir o próximo “. Aos nossos familiares e amigos o nosso muito obrigado pela presença, pelo apoio e compreensão que nos dão e têm quando abdicamos da nossa vida privada em prol desta causa tão nobre que é o Escutismo.

Texto e Fotos: Agrupamento 140 Lamego

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »