Anadia acolheu o Conselho Nacional de Representantes

Conselheiros marcaram presença em mais um Conselho Nacional de Representantes, em Anadia, região de Aveiro.

Durante o fim de semana, 19 e 20 de junho decorreu em Anadia, no Pavilhão Municipal o Conselho Nacional de Representantes tendo estado presentes 194 conselheiros, dos quais cinco participaram via Zoom.

Tendo em conta o contexto pandémico que estamos a viver este Conselho foi mais uma vez organizado e planeado de forma a garantir a segurança dos presentes, sendo todos os conselheiros devidamente testados antes de entrarem na sala.

José Carlos Santos, Chefe Regional de Aveiro na sua intervenção agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na organização deste conselho nacional deixando por fim votos de “um excelente Conselho Nacional e contem connosco e com a equipa de apoio para vos ajudar a fazer deste tempo que partilhamos juntos muito mais do que uma jornada de trabalho mas mais ainda: uma jornada de Amigos e irmãos unidos num projeto e num ideário comum com uma moldura única que é o projeto do Homem Novo.”

De seguida, a Presidente da câmara da Anadia, Teresa Cardoso dirigiu-se a todos reforçando a importância dos escuteiros na região “É importante poder contar convosco, é fantástico todo trabalho que fazem e gratificante acompanhar os nossos agrupamentos locais.”

De seguida deu-se início à apresentação das conclusões do Encontro Nacional de Guias, com a presença dos Guias eleitos pelo Conselho Nacional de Representantes.

Já no período da ordem do dia a Junta Central apresentou um vídeo dando o ponto de situação do trabalho desenvolvido nos últimos meses.

Foi apresentada a proposta de pagamento a nível excecional, de apenas 50% da quota nacional por parte ao Agrupamento 193 Mouriscas – Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco não tendo sido aprovada.

Seguiu-se a apresentação do plano e orçamento Junta Central 2021/2022. Após discussão e votação foi aprovada pela maioria dos conselheiros.

Da parte da tarde foi apresentada a proposta de alteração do regimento dos Conselhos Nacionais proposta pela Mesa dos Conselhos Nacionais. Esta proposta foi aprovada na generalidade, tendo ido a votação na especialidade devido a algumas propostas de alteração.
A fechar este primeiro dia de conselho decorreu a eucaristia, presidida pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho.

No segundo dia os trabalhos começaram com a apresentação da proposta da Política Nacional de Adultos. A proposta foi aprovada na generalidade, tendo ido a votação proposta de alteração.
Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos fez a apresentação da candidatura de Portugal ao Moot 2025.

A finalizar, o agrupamento de Antanhol, da região de Coimbra apresentou a proposta para aquisição de um terreno, tendo sido aprovada pelos conselheiros.

O próximo Conselho está marcado para os dias 5 e 6 de março de 2022 em Fátima.

Texto e foto: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade