Anadia acolheu o Conselho Nacional de Representantes

Conselheiros marcaram presença em mais um Conselho Nacional de Representantes, em Anadia, região de Aveiro.

Durante o fim de semana, 19 e 20 de junho decorreu em Anadia, no Pavilhão Municipal o Conselho Nacional de Representantes tendo estado presentes 194 conselheiros, dos quais cinco participaram via Zoom.

Tendo em conta o contexto pandémico que estamos a viver este Conselho foi mais uma vez organizado e planeado de forma a garantir a segurança dos presentes, sendo todos os conselheiros devidamente testados antes de entrarem na sala.

José Carlos Santos, Chefe Regional de Aveiro na sua intervenção agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na organização deste conselho nacional deixando por fim votos de “um excelente Conselho Nacional e contem connosco e com a equipa de apoio para vos ajudar a fazer deste tempo que partilhamos juntos muito mais do que uma jornada de trabalho mas mais ainda: uma jornada de Amigos e irmãos unidos num projeto e num ideário comum com uma moldura única que é o projeto do Homem Novo.”

De seguida, a Presidente da câmara da Anadia, Teresa Cardoso dirigiu-se a todos reforçando a importância dos escuteiros na região “É importante poder contar convosco, é fantástico todo trabalho que fazem e gratificante acompanhar os nossos agrupamentos locais.”

De seguida deu-se início à apresentação das conclusões do Encontro Nacional de Guias, com a presença dos Guias eleitos pelo Conselho Nacional de Representantes.

Já no período da ordem do dia a Junta Central apresentou um vídeo dando o ponto de situação do trabalho desenvolvido nos últimos meses.

Foi apresentada a proposta de pagamento a nível excecional, de apenas 50% da quota nacional por parte ao Agrupamento 193 Mouriscas – Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco não tendo sido aprovada.

Seguiu-se a apresentação do plano e orçamento Junta Central 2021/2022. Após discussão e votação foi aprovada pela maioria dos conselheiros.

Da parte da tarde foi apresentada a proposta de alteração do regimento dos Conselhos Nacionais proposta pela Mesa dos Conselhos Nacionais. Esta proposta foi aprovada na generalidade, tendo ido a votação na especialidade devido a algumas propostas de alteração.
A fechar este primeiro dia de conselho decorreu a eucaristia, presidida pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho.

No segundo dia os trabalhos começaram com a apresentação da proposta da Política Nacional de Adultos. A proposta foi aprovada na generalidade, tendo ido a votação proposta de alteração.
Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos fez a apresentação da candidatura de Portugal ao Moot 2025.

A finalizar, o agrupamento de Antanhol, da região de Coimbra apresentou a proposta para aquisição de um terreno, tendo sido aprovada pelos conselheiros.

O próximo Conselho está marcado para os dias 5 e 6 de março de 2022 em Fátima.

Texto e foto: Susana Micaela Santos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Mundial do Escutismo

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo. O Dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, será celebrado