Lisboa recebeu a festa do Escutismo

O centro de Lisboa acolheu a festa dos 99 anos do Corpo Nacional de Escutas.

Celebrar o 99º aniversário do escutismo católico português foi o objetivo dos escuteiros hoje, dia 28 de maio, no centro de Lisboa. Um dia após a data oficial do aniversário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), a 27 de maio, muitos foram os escuteiros que não quiseram faltar à festa. Logo pela manhã, o check-in na sede nacional antevia um dia de muita alegria.

Em parceria com a Junta Regional de Lisboa, o evento decorreu na praça D. Luís I, junto aos Cais do Sodré, local icónico da capital. A abertura da atividade foi da responsabilidade de Inês Graça, secretária nacional para os projetos, e de João Esteves, chefe regional de Lisboa, onde fizeram uma retrospetiva histórica da cidade que outrora se chamou Olisipo, nos tempos Romanos, visitada por Baden-Powell por duas vezes, a capital de Portugal que acolhe esta festa dos 99 anos.

Em seguida foi reservado o palco para receber a apresentação do centenário que marcou também esta celebração, já que o mês de maio está reservado para o arranque destas comemorações, do escutismo católico português. Todos os participantes assistiram a uma representação teatral com pequenas passagens históricas do CNE, desde a sua fundação até à atualidade, com a apresentação da insígnia do Centenário.

O ACANAC, que decorrerá no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, de 1 a 7 de agosto, foi apresentado através de um vídeo onde foram destacados os números que compõem esta atividade de excelência do CNE.

O Chefe Nacional, Ivo Faria, destacou na sua intervenção que este aniversário não é do CNE, mas sim de todos os escuteiros. “A melhor forma de nós celebrarmos este aniversário é conseguir vivê-lo em atividade”, reforçando ainda no final da importância de levar este aniversário a todos, mesmo aos que não são escuteiros.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, na impossibilidade de estar presente neste aniversário, enviou uma mensagem a todos os escuteiros onde salientou o trabalho desenvolvido com o CNE nos últimos anos  “Idanha-a-Nova tem feito este percurso lado-a-lado com o Corpo Nacional de Escutas. Reconhecemos o papel do escutismo. Nomeadamente, na educação para a cidadania e na formação de crianças e jovens como cidadãos ativos, solidários e participativos nas suas comunidades.”

D. Américo Aguiar, bispo auxilar de Lisboa marcou presença nesta festa. Relembrou a todos o papel que o escutismo desde sempre teve em prol do ambiente e ainda na comunidade onde está inserido.

Em seguida, todos os escuteiros rumaram em arruada até ao museu do desporto, no Palácio Foz, nos Restauradores, onde foi inaugurada a Exposição do Centenário, que conta a história do escutismo católico português, desde a sua origem até à atualidade.

Paralelamente decorreu o jogo de cidade que, através de telemóvel, orientou os participantes por 14 pontos (não sendo obrigatórios) característicos da cidade. A eucarística foi presidida ao final da tarde pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho, na Igreja de S. Paulo, e dinamizada pelo Núcleo Ocidental de Lisboa.

Após a eucarística, todos os participantes regressaram à Praça D. Luís I, para em jeito de despedida, cantarem os parabéns ao CNE e festejarem a vida de um movimento que tanto faz para deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou.

Texto de Susana Micaela Santos e Cláudia Xavier

Fotografias de Susana Micaela Santos e Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.