Antigo Chefe Nacional partiu para eterno acampamento

O CNE decretou luto oficial nacional por um período de sete dias pelo falecimento de Luís Lidington, antigo Chefe Nacional do CNE.

Luís Alberto Oliveira Lidington da Silva faleceu hoje com 78 anos. Foi Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de 2000 até 2008. Nascido em 1945, o Chefe Luís Lidington conheceu o escutismo no Agrupamento 21 – Sé Catedral de Lourenço Marques, em Moçambique, em 1958.

Após o seu percurso por Moçambique, regressaria ao ativo em Portugal, na região de Coimbra, em 1980, no Agrupamento em formação do Colégio da Rainha Santa Isabel onde permaneceu até 1985. Com um percurso notável no Escutismo, assumiu funções como Chefe Regional de Coimbra, foi chefe de campo em vários acampamentos regionais e acampamentos nacionais.

Foi nomeado Presidente da Comissão Executiva Nacional até janeiro de 2000. Após este período, foi nomeado Chefe Nacional, cargo onde se manteve até 2008. Após este período, foi transferido para a Junta Regional do Algarve e para o Agrupamento 511 – Lagoa, onde desempenhou funções até à atualidade. Nesse mesmo ano recebeu o Colar Nuno Álvares, a maior condecoração do CNE.

Em declarações, o Chefe Luís Lidington explicou que os cargos que assumiu no CNE foram de muito trabalho e que essa dedicação ao escutismo só se consegue por «o grande amor que se tem ao CNE. Tenho a certeza que é transversal a todos».

Nas redes sociais do Escutismo têm sido imensas as homenagens prestadas ao Chefe Luís Lidington, pelo exemplo de homem e escuteiro, por ser um exemplo a seguir.

O CNE decretou luto oficial nacional ao abrigo do artigo 9º, do Regulamento de Protocolo do CNE, por um período de sete dias, a contar do dia 12 de novembro de 2023.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografias: Arquivo CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »