“Ao encontro do nós”: uma atividade do Clã nº1 que criou laços na Suíça

Em abril, o Clã do 452 Vila Nova de Anha viajou até à Suíça para fortalecer o espírito de grupo e criar laços com os Caminheiros de Genebra.

A atividade realizada na Suíça pelo Clã nº1 São Francisco de Assis do Agrupamento 452 de Vila Nova de Anha realizou-se entre os dias 4 a 8 de abril do presente ano, 2024. Esta viagem teve como lema “Ao encontro do nós” e o seu principal intuito foi o do fortalecimento do espírito de grupo e entreajuda do Clã, compreendemos que estes aspetos são de grande relevância e essenciais para o funcionamento harmonioso do clã e que devem ser regularmente trabalhados.

É importante salientar que, numa época tão intensa e preenchida da nossa vida, como jovens Caminheiros, largámos tudo e participámos com entrega total de alma e coração nesta atividade internacional, criando um espírito de grupo mais forte, de coesão e União.

Tivemos também a oportunidade de experienciar nesta viagem uma atividade Inter-Clãs com o Clã do Agrupamento 1308 Genebra, que foi fundamental para o bom funcionamento da atividade. Vale também a pena referir que tivemos a presença de um Caminheiro do Clã nº35 da Quinta do Conde que se disponibilizou e se juntou ao nosso Clã nesta atividade, uma vez que um imprevisto de última hora não permitiu a participação de um Caminheiro do nosso Clã. Assim, a atividade ganhou uma dimensão maior, pois envolveu três Clãs: um da Região de Viana do Castelo, um do Cantão de Genebra e um da Região de Setúbal.

Foram realizadas diversas atividades essencialmente entre os Cantões de Genebra e Berna. A atividade iniciou-se no dia 4 de abril na sede do nosso Agrupamento em Vila Nova de Anha. Mais tarde, já no Aeroporto Sá Carneiro do Porto, juntaram-se ao grupo alguns Caminheiros que vieram diretos das suas Faculdades, bem como o Caminheiro do Clã 35. À chegada ao Aeroporto de Genebra, tínhamos à nossa espera dois Caminheiros do Clã de Genebra, que nos receberam e acompanharam até ao local de pernoita (o salão da Paróquia de St. Clotilde, que é também a sede do Agrupamento 1308).

Na manhã do segundo dia da viagem, dia 5, preparámo-nos para a viagem com destino a Kandersteg, que contou com várias paragens pelo caminho. Chegados ao Centro Escutista Internacional de Kandersteg, comemos um almoço volante e partimos para um raid pelo trilho de Oeschinensee. A seguir ao jantar, demos um passeio pelo centro de Kandersteg, terminando a noite com um momento de reflexão e dormida no centro escutista.

No terceiro dia, 6 de abril, deixámos o KISC e rumámos ao centro de Kandersteg, onde houve a oportunidade de explorar esta comuna da Suíça. A nossa viagem continuou e dirigimo-nos a Frutigen onde fizemos um trilho em que desfrutámos de vistas panorâmicas para as montanhas e campos verdes. Terminado o trilho, seguiu-se uma visita ao Our Chalet na comuna de Adelboden. Foi assim que acabou a nossa passagem pelo Cantão de Berna e regressamos a Genebra, para podermos jantar com o Clã que nos acolheu. Tivemos a oportunidade de conviver e posteriormente pernoitar novamente no salão da paróquia de St.Clotilde.

No dia 7, fizemos uma visita pela cidade, que se estendeu pelo dia todo, sempre acompanhados do nosso Clã anfitrião. Feitas as despedidas, partimos para o Aeroporto de Genebra onde foi feita a reflexão e avaliação da viagem pela madrugada fora.

O balanço da atividade foi positivo, permitindo criar laços com o Clã n° 1308 de Genebra, que nos recebeu de braços abertos. Também possibilitou a vivência de experiências únicas num novo solo e solidificou o sentido de companheirismo entre nós. O objetivo da atividade foi cumprido porque, não só trabalhámos o espírito do Caminheiro como membro de um grupo e comunidade, mas também foi fortalecido o Caminheiro enquanto indivíduo de espírito aventureiro, corajoso, renovado e vivo.

Foi assim, uma atividade marcante para o nosso Clã, a qual vai perdurar para sempre na vida dos participantes.

Se queres ver as notícias do teu Agrupamento no site da Flor de Lis, envia-nos a reportagem e fotografias das tuas atividades para o e-mail geral@flordelis.pt. Contamos com a tua colaboração!

Texto e Fotos: Clã nº1 São Francisco de Assis.