Assistentes Regionais do CNE em reunião de trabalho

O aprofundamento da dimensão afetiva no programa educativo do CNE foi o assunto que mais ocupou a partilha dos Assistentes Regionais do CNE, na sua reunião a 22 de novembro, em Fátima. 

Partindo do trabalho em desenvolvimento no âmbito do projeto Entre Linhas, foram os vários os desafios identificados para uma abordagem relevante a esta dimensão da proposta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que evidencie igualmente o quanto a fé em Cristo dá sabor e beleza à vida.

Com a participação de D. José Traquina, em representação da Comissão Episcopal de Laicado e da Família, de Paulo Pinto, Chefe Nacional Adjunto e de Juan Ambrósio (da equipa de coordenação do projeto Entre Linhas), os Assistentes dialogaram também sobre o envolvimento do CNE na Jornada Mundial da Juventude 2023 e o programa do Centenário da nossa associação.

O projeto Entre Linhas, que tem em vista capacitar os dirigentes do CNE sobre a afetividade e sexualidade humanas, está focado em valorizar a proposta educativa do CNE, para que esta tenha em conta a circunstância real da vida dos jovens, e decorre entre outubro de 2020 e setembro de 2023. O projeto tem o apoio da Porticus e como parceiros a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã, o MSC – Movimento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE).

O trabalho, até ao momento maioritariamente desenvolvido através das plataformas digitais, juntou grande parte das Regiões do CNE com membros da equipa e com peritos nas áreas das ciências sociais, direito, teologia e da psicologia que têm partilhado o seu saber e a a sua experiência com esta equipa de trabalho.

Texto e Fotos: Padre Luís Marinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »