Auxiliar.pt apoia grupos de risco e pessoas isoladas socialmente. Nos primeiros três dias ultrapassaram a centena de inscrições de norte a sul.

A iniciativa Auxiliar.pt começou a tomar forma no dia 14 de março. A perceção do cenário que se adivinhava e da necessidade de apoiar os grupos de risco e pessoas isoladas socialmente, aliada ao compromisso de ‘auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias’ provocou um turbilhão de ideias entre um pequeno grupo de Dirigentes e Caminheiros da região de Leiria-Fátima.
Sendo que o problema nada tinha de local e que o que quer que fosse feito poderia ser replicado em qualquer lugar onde existissem voluntários, começou a tomar forma o desenho de uma rede de voluntários escuteiros, interligados a instituições já estabelecidas e conhecedoras das realidades locais. Cada um contribuindo com uma parte para o objetivo comum de auxiliar os que têm de ser protegidos. A necessidade de ter estruturas ágeis, eficientes e o mais autónomas possível sugeria a aplicação de tecnologia para facilitar as operações. No dia seguinte foram integrados na equipa alguns antigos escuteiros bem como parceiros tecnológicos que abraçaram o projeto.

No dia 16 de março, já com toda a parte visual criada, era colocado online o site com a apresentação da iniciativa e o formulário de inscrição para voluntários e entidades parceiras.

Nos dias seguintes decorreram em paralelo o desenvolvimento da aplicação de gestão de pedidos, a configuração da plataforma de colaboração e comunicação online, o desenho dos procedimentos, manuais e outros documentos de apoio, tais como boas práticas sanitárias. Foram também estabelecidos os primeiros contactos com as instituições potenciais parceiras.

O passa a palavra começou a produzir efeitos e nos três primeiros dias foi ultrapassada a centena de inscrições de norte a sul.
No tempo record de uma semana estávamos completamente operacionais e prontos a iniciar as operações. A semana seguinte foi utilizada para afinar os processos e procedimentos, com vista a conseguir melhorias e a acumular experiência para ser depois transmitida às equipas das novas zonas.

A iniciativa conta também com o Grupo local da Associação de Escoteiros de Portugal.

No final da terceira semana de operações começaram os contactos com os voluntários inscritos fora da região. Em cada nova zona, os primeiros voluntários são responsáveis por efetuar os contactos locais com Municípios, Juntas de Freguesia, Cáritas, Paróquias, IPSSs, Cruz Vermelha, farmácias.

A utilização da plataforma de colaboração online facilita a comunicação entre os voluntários do grupo e entre estes a coordenação. Transmitir novas informações, ideias de atuação, e procedimentos atualizados é assim muito fácil.

A app web de gestão de pedidos está acessível em PC, Android, iOS e MAC. Serve para as instituições parceiras carregarem os pedidos na plataforma.

A Auxiliar PT está também em rede com a CASES e com o Banco Alimentar na sua Rede de Emergência Alimentar. Temos também ligação com a estrutura da Proteção Civil nas zonas em que atuamos.

Esta ação está devidamente enquadrada com as diretrizes enviadas pela Junta Central, na sua circular 08-CN-2020.

Texto e fotografia de: José Simões.

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