A maior Scout Academy de sempre terminou como começou, com muito boa disposição

Chegou hoje, 31 de outubro, ao fim aquela que foi a maior Scout Academy de sempre. Quase 300 participantes estiveram reunidos durante cinco dias no Seminário do Vilar, Porto, a receber formação nas áreas de liderança de equipas, comunicação, gestão e planeamento, voluntariado, entre outras.

A cerimónia de encerramento coincidiu com o famoso dia das bruxas e, como tal, os participantes trajaram-se a rigor. Por entre um cenário de zombies, bruxas e dinossauros subiu ao palco o chefe nacional adjunto do CNE, António Theriaga, que aproveitou o momento para sublinhar a grande honra que é para o CNE receber este evento em Portugal, agradecer a presença e desejar a todos um bom regresso a casa.

O momento contou ainda com o discurso do secretário internacional do CNE, Joaquim Freitas, que agradeceu à equipa organizadora, aos formadores e sublinhou ainda a importância da equipa de acolhimento para a realização do evento. Ivo Faria, coordenador da equipa de acolhimento da Academy, agradeceu também àqueles que são imprescindíveis para a realização da atividade, os participantes.

A cerimónia de encerramento contou também com a presença do Presidente do Comité Mundial do Escutismo, João Armando Gonçalves que destacou a missão das organizações parceiras da Scout Academy (Organização Mundial do Movimento Escutista e a Associação Mundial das Guias) têm no desenvolvimento da juventude e no papel importante que têm na criação do ambiente ideal para se possa fazer escutismo.

João Armando Gonçalves terminou o seu discurso parafraseando o pedagogo Paulo Freire, “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.

A noite terminou com uma canção que é representativa do espírito com que se viveu a Scout Academy no Porto:
“Here we are at the Academy,
Learning some awesome things, to teach and to do,
Because we’re awesome and cool!
Because we’re cool and awesome!”

Vê aqui o filme resumo desta semana aqui.

Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Rita Penela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).