
Habemus Papam! O novo lÃder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Bikes for Ukraine é uma campanha de angariação de 30 bicicletas, promovida pela Junta Regional de Santarém, em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas e a U-Cyle (Ucrânia).
A Bikes for Ukraine pretende angariar um valor estimado de €10.000, através de donativos de particulares e empresas, para a aquisição de 30 bicicletas que ajudarão os voluntários ucranianos que distribuem alimentos, medicamentos e oferecem companhia a quem mais precisa. Esta campanha é promovida em Portugal pela Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas e a U-Cycle (Ucrânia).
Como explica a chefe regional de Santarém, Diana Cardoso «A bicicleta representa uma ferramenta na jornada da construção de um mundo melhor em cada uma das nossas cidades, impulsiona vidas saudáveis, leva crianças às escolas e oferece alegria e um lugar privilegiado para apreciar as vistas. Mais do que nos dizermos solidários queremos dar melhores condições aos voluntários ucranianos que distribuem alimentos, medicamentos e oferecem companhia, no fundo queremos garantir que têm meios para pedalar ao serviço das suas comunidades e praticar diariamente uma boa-ação».
«Queremos juntar-nos rapidamente ao esforço humanitário»
A campanha Bikes for Ukraine arrancou no dia 3 de junho, o Dia de Mundial da Bicicleta, e pretende promover a descarbonização, uma vida saudável nas cidades e dar melhores condições para que os voluntários possam fazer o seu trabalho. João Monteiro, dirigente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, considera que «hoje a Ucrânia está a braços com uma crise de combustÃveis e estas bicicletas serão úteis pela sua versatilidade e eficiência. O que conhecemos do trabalho desta ONG (A U-Cycle) leva-nos a acreditar que estaremos a investir também na reconstrução do paÃs e fazemos assim um compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e neste momento em que o paÃs converteu todas as suas atividades económicas, queremos juntar-nos rapidamente ao esforço humanitário».
A U-Cycle foi criada em 2004 e tem como missão melhorar vidas, unir pessoas nas cidades e comunidades, promovendo o ciclismo como um veÃculo seguro e conveniente. Nataliia Kniazeva, escuteira e gestora de projetos da U-cycle, explica que a Ucrânia atravessa hoje dias mais tristes e apela «a todas as nações que nos ajudem a ajudar as nossas comunidades. O compromisso desta iniciativa passa igualmente por contribuir para aumentar a regularidade e a capacidade das operações humanitárias concretizadas por uma rede vasta de voluntários. É preciso chegar à s pessoas para distribuir alimentos, medicamentos e outros bens essenciais, mas também garantir a presença de uma rede de apoio no terreno e uma comunidade que se regenera».
Quem quiser contribuir pode fazê-lo através do IBAN da Junta Regional de Santarém:
0035 0726 00037907630 10
Â
Fonte: Junta Regional de Santarém
Texto: Cláudia Xavier
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference
Uma resposta
https://amensagem.pt/2022/07/12/bicicletas-ucrania-russia-guerra-lisboa-santarem-angariar-fundos-mobilidade/