Bikes for Ukraine: Pedalar por boas causas

Bikes for Ukraine é uma campanha de angariação de 30 bicicletas, promovida pela Junta Regional de Santarém, em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas e a U-Cyle (Ucrânia).

A Bikes for Ukraine pretende angariar um valor estimado de €10.000, através de donativos de particulares e empresas, para a aquisição de 30 bicicletas que ajudarão os voluntários ucranianos que distribuem alimentos, medicamentos e oferecem companhia a quem mais precisa. Esta campanha é promovida em Portugal pela Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas e a U-Cycle (Ucrânia).

Como explica a chefe regional de Santarém, Diana Cardoso «A bicicleta representa uma ferramenta na jornada da construção de um mundo melhor em cada uma das nossas cidades, impulsiona vidas saudáveis, leva crianças às escolas e oferece alegria e um lugar privilegiado para apreciar as vistas. Mais do que nos dizermos solidários queremos dar melhores condições aos voluntários ucranianos que distribuem alimentos, medicamentos e oferecem companhia, no fundo queremos garantir que têm meios para pedalar ao serviço das suas comunidades e praticar diariamente uma boa-ação».

«Queremos juntar-nos rapidamente ao esforço humanitário»

A campanha Bikes for Ukraine arrancou no dia 3 de junho, o Dia de Mundial da Bicicleta, e pretende promover a descarbonização, uma vida saudável nas cidades e dar melhores condições para que os voluntários possam fazer o seu trabalho. João Monteiro, dirigente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, considera que «hoje a Ucrânia está a braços com uma crise de combustíveis e estas bicicletas serão úteis pela sua versatilidade e eficiência. O que conhecemos do trabalho desta ONG (A U-Cycle) leva-nos a acreditar que estaremos a investir também na reconstrução do país e fazemos assim um compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e neste momento em que o país converteu todas as suas atividades económicas, queremos juntar-nos rapidamente ao esforço humanitário».

A U-Cycle foi criada em 2004 e tem como missão melhorar vidas, unir pessoas nas cidades e comunidades, promovendo o ciclismo como um veículo seguro e conveniente. Nataliia Kniazeva, escuteira e gestora de projetos da U-cycle, explica que a Ucrânia atravessa hoje dias mais tristes e apela «a todas as nações que nos ajudem a ajudar as nossas comunidades. O compromisso desta iniciativa passa igualmente por contribuir para aumentar a regularidade e a capacidade das operações humanitárias concretizadas por uma rede vasta de voluntários. É preciso chegar às pessoas para distribuir alimentos, medicamentos e outros bens essenciais, mas também garantir a presença de uma rede de apoio no terreno e uma comunidade que se regenera».

Quem quiser contribuir pode fazê-lo através do IBAN da Junta Regional de Santarém:

0035 0726 00037907630 10

 

Fonte: Junta Regional de Santarém

Texto: Cláudia Xavier

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.