CAF Centro: “Por mares nunca dantes navegados”

Com o imaginário “Por mares nunca dantes navegados”, decorreu em Setúbal nos dias 28 a 30 de outubro, a 1ª sessão do Curso de Animadores de Formação (CAF Centro).

 A nossa história está repleta de grandes aventuras e de grandes homens que levaram mais longe a nossa língua e a nossa cultura, como Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões… Vejamos os Descobrimentos onde o mar ou o Oceano Atlântico foi palco de grandes feitos.

É neste contexto que surge “Por mares nunca dantes navegados”, a história do povo “lusitano” na qual Camões englobou todo o povo lusitano navegador, que enfrentou a morte pelos mares desconhecidos e todos os portugueses que deram e arriscaram as suas vidas nas conquistas de Portugal. Para levar a cabo uma tarefa tão grandiosa quanto a apresentada, Camões afirma necessitar de talento (“engenho”) e de eloquência (“arte”).

Neste sentido este curso que irá ter outras sessões em novembro em janeiro desafiou 27 marinheiros que espalhados por toda a parte, navegadores e aventureiros resolveram aceitar o desafio de quererem partir ao desconhecido e estabelecerem laços culturais, linguísticos e humanos que irão modificar a sua relação com o mundo.

Esta viagem só poderia ser possível sob o olhar atento de Maria, na medida em que esta aceitou formar o seu coração e ser mãe de Jesus (mares nunca dantes navegados). Ser mãe já é navegar numa imensidão de descobertas de si e Daquele que tem que orientar. Maria diz Sim! Porque se abandona na única barca, a que não teme a tempestade. Ela apenas simplesmente abandona-se!

Houve momentos em que Maria teve o papel de mãe, participante na graça do filho… Aquele mesmo que lhe dizia que a vontade deveria ser a do Pai… E ela compreendeu! Mesmo que o seu coração sangrasse… A promessa de Deus era bem melhor. E aí está! Somos parte da armada… Mais frágeis, mas feitas à imagem da nau maior. Como da morte essa nau passou a vida… E com Maria! Nós também podemos e devemos transformar o sofrimento em graça e de Fé!

Texto e fotos: Isabel Ferreira (Diretora de Curso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »