Celebrar os 98 anos do CNE

A região do Porto acolheu as comemorações do 98º aniversário do CNE.

Durante a manhã de dia 29 de maio, reuniram-se na Sé do Porto representantes das várias regiões do país, em conformidade com as restrições que ainda se mantêm.

Tendo por base o tema “Escutismo a Bom Porto”, a abertura da atividade apresentou o imaginário das comemorações, que propõe seguir a aventura de cinco escuteiros e, com eles, dar o conhecer a história do CNE por todo o país. De forma a conhecer esta história, lançou-se o Jogo do Centenário “Foca o fuTUro”, que traz dinâmicas e desafios para todas as secções.
De seguida deu-se lugar aos discursos das entidades presentes, saudando todos os participantes e salientando a amizade e cooperação entre as várias associações escutistas portuguesas.

Bento Sousa Lopes, Chefe Regional do Porto, começou por agradecer a presença de todos, reforçando a necessidade de perspetivar e projetar de forma clara o futuro do escutismo e do CNE.

Já a Junta Central realçou a importância das comunidades e das instituições durante estes anos, que permitem que os jovens possam “transformar o mundo a partir do pequeno grupo, da pequena comunidade em que estão inseridos” explicou Ivo Faria, Chefe Nacional.
Também marcou presença nesta cerimónia o bispo do Porto, D.Manuel Linda, que mais tarde celebrou a eucaristia, sem antes definir o escutismo como “o movimento que a Igreja em Portugal não pode dispensar”, pela sua capacidade de educar para a cidadania e de se reinventar através das décadas.

Podes rever alguns dos momentos deste aniversário através do Youtube do Escutismo, bem como acompanhar as novidades que vamos partilhando nos nossos meios.

Texto: Inês Rodrigues

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).