Em contagem decrescente para o Centenário

O CNE no próximo dia 27 de maio, começam as comemorações do centenário do escutismo católico em Portugal. Fica atento a todas as dinâmicas.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) surgiu em Braga há 99 anos, através de D. António Vieira de Matos e do Dr. Avelino Gonçalves. O centenário do CNE está próximo e é esse icónico acontecimento que a associação começará a celebrar já a 28 de maio. Neste dia será inaugurada em Lisboa a Exposição do Centenário, que contará as histórias mais marcantes do percurso do Corpo Nacional de Escutas.

A celebração deste aniversário está a ser realizada em parceria com a Junta Regional de Lisboa, e os agrupamentos interessados em participarem nesta atividade comemorativa, podem fazer a sua inscrição em agrupamento através do SIIE. As comemorações terão duração de um ano, e terminam a 27 de maio de 2023, na data exata em que o CNE comemora 100 anos do escutismo em Portugal.

Para assinalar esta data, a associação propõe ainda dois desafios: O Desafio 99 e o Desafio 100. Estes desafios pretendem envolver todos os associados, agrupamentos e também as comunidades locais.

O Desafio 99 lança o repto aos agrupamentos para que coloquem uma construção escutista num local visível para toda a comunidade, como simbolismo dos anos de história do CNE ao longo dos seus 99 anos. A construção deverá contar com o envolvimento de todas as secções e não existe qualquer limite para a imaginação. A partilha deve ser feita através das redes sociais com os hashtags #99anosCNE ou #100menos1 ou #1passodos100.

Por outro lado, o Desafio 100 será o início das comemorações do Centenário. No dia 28 de maio serão lançadas algumas iniciativas para que o centenário seja um marco memorável no CNE.

Caso o teu agrupamento tenha alguma ideia para assinalar o aniversário da associação, envia os teus contributos através das redes sociais ou através dos e-mails aniversarios@escutismo.pt e centenario@escutismo.pt .

Para mais detalhes sobre o aniversário do CNE consulta a respetiva circular.

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).